Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-04-2013

Morre o compositor Paulo Vanzolini
Com pneumonia, Vanzolini estava internado em UTI desde quinta-feira (25). Criador do cl�ssico "Volta por cima", artista fez carreira em zoologia.
Morre o compositor Paulo Vanzolini
Foto: diariosp.com.br

O compositor e zo�logo Paulo Vanzolini, de 89 anos, morreu �s 23h35 deste domingo (28), segundo o Hospital Israelita Albert Einsten. Com pneumonia extensa, ele estava internado desde quinta-feira (25) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do centro m�dico, localizado na Zona Sul de S�o Paulo.

A causa da morte ainda n�o foi divulgada. O corpo de Vanzolini era velado na manh� desta segunda-feira (29) no Hospital Albert Einstein e ser� enterrado no Cemit�rio da Consola��o. Enterro e vel�rio s�o fechados ao p�blico.

Autor de composi��es cl�ssicas, como "Volta por cima" e "Ronda", Vanzolini teve can��es interpretadas por grandes nomes da MPB, como Mi�cha, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Martinho da Vila e Inezita Barroso.

O autor tamb�m tem carreira acad�mica renomada. Foi diretor do Museu de Zoologia da Universidade de S�o Paulo (USP), onde trabalhou por mais de 40 anos. Em 2008, doou o acervo de sua biblioteca, com mais de 25 mil itens - incluindo obras raras, peri�dicos e mapas - ao museu. Segundo o governo de S�o Paulo, o valor do acervo � estimado em US$ 300 mil.

A vida dupla de compositor e cientista de Vanzolini foi tema de document�rio "Um homem de moral", de 2009. A obra do cineasta Ricardo Dias registra os preparativos para um show realizado em 2003 no Sesc Vila Mariana.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir