Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 03-05-2013

Devemos temer uma pandemia da nova gripe?
Tanto tempo depois de as pessoas e a m�dia perderem o interesse na gripe avi�ria H5N1, agora come�amos a nos acostumar com um novo conjunto de letras e n�meros. Mas devemos nos preocupar com a H7N9?
Devemos temer uma pandemia da nova gripe?
Foto: www.abola.pt

"Sim e n�o" resumem as respostas dos especialistas. Sim, por causa do potencial de v�rus da gripe em provocar epidemias globais (pandemias). E n�o, porque o v�rus por enquanto est� confinado � China e n�o tem a capacidade, no momento, de ser transmitido entre humanos.

Em cerca de um m�s, mais de cem pessoas foram infectadas na China. Uma em cada cinco morreu, e muitas est�o hospitalizadas em estado grave. A nova gripe causa pneumonia e pode levar � fal�ncia m�ltipla de �rg�os.

O v�rus � origin�rio de galinhas, e as pessoas que adoeceram haviam estado em feiras de animais vivos ou haviam tido contato com aves infectadas.

"Acho que estamos preocupados porque temos de nos preparar. Alarmados? N�o. O v�rus em humanos ainda est� restrito a uma regi�o chinesa", diz John McCauley, diretor de um centro colaborador da Organiza��o Mundial da Sa�de na Gr�-Bretanha.

"(A China) tem uma popula��o grande, mas a infec��o parece estar limitada ao contato com animais e n�o est� se espalhando de humano para humano."

"Apocalipse" e muta��es
Durante anos, infectologistas e a OMS advertiram - muitas vezes de forma apocal�ptica - quanto aos perigos da H5N1. O "H" e o "N" do nome s�o as prote�nas do v�rus, que recebe o nome de seus diferentes subtipos. O H5N1 tem infectado e matado humanos desde 1997 - foram 628 casos e 374 mortes.

Agora, essa varia��o n�o est� mais nas manchetes internacionais, mas causou oito mortes no Camboja neste ano. Apesar disso, felizmente � predominantemente uma doen�a avi�ria e n�o se transmite facilmente entre humanos.

Isso n�o significa, por�m, que o H5N1 ou o H7N9 n�o possam proporcionar a infec��o entre humanos. No ano passado, cientistas mostraram que, com cerca de cinco muta��es, a gripe avi�ria poderia adquirir essa capacidade de transmiss�o.

A H7N9 j� passou por duas dessas muta��es, em cerca de um m�s. Mas � imposs�vel prever se esse processo continuar�.

"� como jogar dados ou na loteria. No momento, limitar o n�mero de pessoas infectadas pelo v�rus � o melhor que podemos fazer para minimizar a chance de que ele cause uma pandemia", diz a professora Wendy Barclay, do Imperial College, em Londres.

Incapacidade de previs�o
Especialistas em influenza oscilam no t�nue limite entre alertar o p�blico ou alarm�-lo.
"Esperamos por anos pela transmiss�o entre humanos do H5N1. Mas isso n�o significa que essa transmiss�o n�o possa ocorrer esta noite ou amanh�. Temos que ser honestos quanto � incapacidade de prever se e quando isso vai acontecer", diz o professor Jeremy Farrar, diretor de um programa do Wellcome Trust no Vietn� considerado refer�ncia em pesquisa de doen�as infecciosas.

Ao contr�rio do H5N1, o novo v�rus da gripe n�o adoece as aves, o que faz com que seja muito dif�cil identificar os bandos infectados. Especialistas internacionais elogiaram as autoridades chinesas pela forma como elas compartilharam informa��es a respeito da recente epidemia.

Muitos manter�o seu ceticismo quanto ao risco de uma pandemia de gripe, lembrando que a crise da gripe su�na de 2009 foi menos s�ria do que o previsto.

Mas pandemias s�o, historicamente, respons�veis pela morte de milh�es de pessoas. Por isso, v�o continuar os esfor�os em busca de uma vacina e na tentativa de monitorar o v�rus H7N9.

Fonte: www.bbc.co.uk
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir