Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-05-2013

Para Lula, PT não pode errar na disputa estadual
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que o PT nunca esteve tão perto de acabar com a hegemonia do PSDB no Estado, hoje sob tutela de Geraldo Alckmin, e avalia que o petismo não tem direito de errar no próximo ano.
Para Lula, PT não pode errar na disputa estadual
Foto: www.dgabc.com.br

Ainda segundo o petista, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), está credenciado para ser candidato ao governo de São Paulo em 2014, mas não descarta o nome do ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT), para encabeçar o projeto petista para o Palácio dos Bandeirantes.

"Se a gente souber escolher o candidato correto, teremos uma chance extraordinária de eleger. É importante termos consciência que isso (escolha do candidato) deve passar por discussão dentro do PT e ser resultados de estudos. Não temos mais o direito de fazer nada precipitado e queimar qualquer candidato", projeta.

Indagado sobre nomes para encabeçar a chapa petista, Lula mantém Mercadante no páreo e exalta Marinho. O ex-presidente, porém, não citou ministros Alexandre Padilha (PT, Saúde), tampouco José Eduardo Cardozo (PT, Justiça). "O trabalho do Marinho em São Bernardo o credencia para ser candidato a qualquer coisa no País. E não acho que seja definitiva a retirada do nome do Mercadante, pois é cedo para definir o quadro da eleição em São Paulo", disse.

Há uma semana, Mercadante anunciou desistência de pré-candidatura ao governo de São Paulo, alegando que deseja permanecer ao lado da presidente Dilma Rousseff no Ministério da Educação. Mesmo Lula mantendo o nome do ministro como cotado no pleito do próximo ano, Mercadante acumula desgaste de duas derrotas nas disputas pelo cargo em 2006 e 2010, currículo que tira sua força para uma terceira empreitada.

Sem perder a oportunidade de cutucar o PSDB, Lula enxerga que Alckmin não conseguirá justificar ao eleitor paulista a razão de mais quatro anos de tucanato no Estado, após hegemonia de duas décadas. A análise do ex-presidente ocorre justamente quando o governador é alvo de questionamentos, principalmente na área da Segurança. "Os tucanos não têm mais o que apresentar", complementa.

Para reforçar a campanha petista, Lula defende que o partido busque uma ampla aliança com outras agremiações para obter vitória inédita ao governo paulista, prioritariamente com PMDB, sigla aliada do petismo na esfera nacional, tendo Michel Temer como vice-presidente da República. De acordo ex-chefe da Nação, o fato de Paulo Skaf se projetar como virtual candidato peemedebista em 2014 não é empecilho para um acordo. "Nessa altura do campeonato, todos têm candidatos e ninguém tem candidato", justificou.

Lula também manifestou desejo de ver o PT unido com PTB, sigla integrada no governo Alckmin, PRB do ex-prefeiturável de São Paulo Celso Russomanno, PSD do ex-gestor da Capital Gilberto Kassab e demais siglas de esquerda.

VACINAÇíO ATRASADA
Acompanhado de sua mulher, Marisa Letícia, Lula se vacinou contra a gripe na UBS Parque Selecta, na manhã de ontem. Ele somente tomou a vacina graças à prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação, cujo término estava previsto para 26 de abril, mas agora vaia até dia 10.

Fonte: www.dgabc.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir