Categoria Policia  Noticia Atualizada em 04-05-2013

"Foi molecagem, estou arrependido e humilhado", diz autor de trote em SP
"Acidente" mobilizou 12 equipes de resgate e o helic�ptero �guia. Delegado encaminhou o caso ao F�rum; penas alternativas ser�o aplicadas.

Foto: g1.globo.com

O homem que foi detido nesta sexta-feira (3) em S�o Jos� do Rio Preto (SP) depois de confessar ter sido autor do trote que mobilizou 12 equipes da pol�cia, bombeiros e o helic�ptero �guia na �ltima segunda-feira, 29 de abril, diz estar arrependido e humilhado.

"Foi um momento de irresponsabilidade, burrice e molecagem. Eu errei, estou arrependido e tenho que pagar pelo meu erro. Estou pagando j�, pela humilha��o diante dos vizinhos e da humilha��o p�blica", comentou o carpinteiro Dorival Pereira da Silva, de 44 anos. Ele foi liberado depois de prestar depoimento.

Segundo o carpinteiro, ao fazer o trote, ele estava b�bado e sofrendo de depress�o. "Foi um excesso de depress�o e um pouco de bebida. Que isso sirva de li��o para muita gente n�o fazer isso, uma pessoa pode precisar de verdade mesmo e o policial pode estar tomando um trote e deixando de salvar uma vida", disse Dorival.

Como ligou do pr�prio celular, ele j� estaria aguardando a chegada da pol�cia. "Eu esperava por isso. Meu chip estava cadastrado no meu nome e eles descobririam meu endere�o. Estou consciente que isso iria acontecer. Que sirva de exemplo, serviu para mim.

O que eles acharem que tem que ser feito, eles devem fazer. Se eu errei, eu tenho que pagar", declarou Dorival.

O delegado Andr� Ayruth Balura encaminhou o caso ao F�rum. O ato n�o � crime, mas � classificado como contraven��o, o que resulta em penas alternativas. "Ele confirmou e confessou a pr�tica, alegando estar em depress�o e estava alcoolizado no momento da liga��o. As declara��es est�o sendo formalizadas e tudo ser� encaminhado ao F�rum. Ele foi liberado por ser um crime de menor potencial ofensivo", disse.

O trote custou mais de R$ 20 mil aos cofres p�blicos. Na grava��o, cedida pela pol�cia ao G1, o homem come�a perguntando para a policial se ela pode ajud�-lo. Logo em seguida, ele come�a a chorar. Sem entender o que est� acontecendo, a policial insiste e pergunta o que ocorreu, quando o homem diz "o pneu do carro estourou, eu perdi o controle do carro e o carro desceu".

Ele afirma que o acidente aconteceu na BR-153, entre Nova Granada (SP) e Onda Verde (SP), e que os bombeiros j� estavam a caminho do local do suposto acidente. (ou�a o �udio ao lado). O homem tamb�m diz que a mulher dele estava no carro, que teria ca�do em um barranco de 100 metros.

Em v�rios trechos da grava��o, o homem come�a a chorar e a policial que atende a ocorr�ncia tenta acalm�-lo. A policial, ent�o, tenta fazer lembr�-lo do local exato do acidente e pergunta com que carro estava.

Como a falsa v�tima do acidente n�o sabia informar com precis�o o local do acidente, as equipes de resgate fizeram uma varredura por todo o trajeto, em mais de 60 quil�metros.

At� o helic�ptero �guia foi chamado para ajudar na "busca". Ele voou at� a divisa com Minas Gerais.

A suposta v�tima diz que ainda estava no local do acidente, que tentava subir o barranco, que era muito �ngreme. A policial ent�o pergunta se ele est� muito machucado, e ele diz "estou um pouco machucado, mas est� tudo bem."

Todos esses recursos foram viabilizados com o dinheiro p�blico. Na tentativa de resgate foram mobilizados 35 homens, 12 viaturas sendo elas duas viaturas da Pol�cia Rodovi�ria Federal (PRF), quatro viaturas do Corpo de Bombeiros, quatro viaturas da Transbrasiliana, empresa respons�vel pelo trecho, uma da Pol�cia Ambiental e o helic�ptero �guia da Pol�cia Militar do Estado de S�o Paulo.

O homem tamb�m ligou para o Corpo de Bombeiros. Durante o telefonema, o soldado pergunta se o homem, que se diz chamar "Paulo", est� ouvindo a sirene e ele diz que n�o. Ele ent�o � questionado sobre o RG e diz que n�o se lembra. Ao ser perguntado sobre o telefone de casa, diz que n�o tem. Ap�s isso, o policial pede para que ele repita as caracter�sticas no ve�culo.

Ao ser perguntado sobre o endere�o, o homem informa que est� com a cabe�a doendo e n�o consegue passar as informa��es pedidas e que est� ferido nas pernas, bra�os e costela. "A gente entrava em contato com ele para pegar mais informa��es, a� o bombeiro que estava no 193 verificou barulho de cachorro latindo ao fundo e achou estranho. A liga��o caiu e ligamos 10 minutos depois para conseguir falar com ele e atendeu uma crian�a, que falou que o pai estava dormindo, foi a� que constatamos o trote. Depois o Copom disse que o n�mero que ele estava ligando tinha efetuado alguns trotes na semana passada ao 190", afirma o tenente dos Bombeiros Orival Santana J�nior.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir