Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 06-05-2013

Japão amplia medidas preventivas contra virús da gripe aviária H7N9
Perante o temor de uma possível propagação da gripe aviária H7N9 no país, o governo japonês anunciou nesta segunda-feira que ampliará as medidas preventivas contra o vírus que já causou 27 mortes na vizinha China.
Japão amplia medidas preventivas contra virús da gripe aviária H7N9
Foto: diariodigital.sapo.pt

Segundo o Ministério de Saúde do Japão, as medidas permitirão às autoridades locais autorizar baixas no trabalho e internações de maneira preventiva a pacientes que apresentarem os sintomas de contágio.

O governo japonês decidiu aprovar estas medidas hoje por conta da rápida propagação do vírus na China e por causa da chamada "Golden Week", a semana de férias de primavera em que muitos turistas japoneses retornam ao país após suas viagens.

As novas medidas anunciadas acompanham a nova designação do vírus H7N9, que passou a ser considerado uma "doença infecciosa" perante a legislação, o que implica a obrigatoriedade de observar sua evolução, detalhou a emissora japonesa "NHK".

Além disso, o Instituto de Doenças Infecciosas do Japão não descarta a possibilidade de uma pandemia, ao advertir que se trata de um vírus de rápida adaptabilidade aos humanos.

As medidas aprovadas hoje também permitem os funcionários dos aeroportos a obrigar os viajantes a passarem por uma inspeção médica de maneira imediata. Além disso, com as novas normas, as autoridades locais poderão forçar os pacientes a serem hospitalizados no caso de rejeitarem o tratamento.

De acordo com as leis japonesas, o governo pode adotar medidas de emergência de maneira excepcional ao considerar a ameaça de uma doença infecciosa na saúde da população.

Perante o surto do H7N9 na China, os aeroportos japoneses já fornecem um questionário aos passageiros procedentes do país vizinho para determinar se algum deles apresenta os sintomas da gripe aviária.

A Organização Mundial da Saúde, que enviou especialistas à China para estudar a doença, alertou a necessidade de tomar medidas contra o H7N9, que considera um dos vírus gripais mais letais. Apesar das medidas adotadas, até o momento não há registro de contagio entre humanos, só em pessoas que tiveram contato com aves.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir