Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-05-2013

Morre Nobel de Medicina Christian De Duve, pesquisador das células
De Duve escolheu morrer por eutanásia, segundo parentes do cientista.
Morre Nobel de Medicina Christian De Duve, pesquisador das células
Foto: noticias.terra.com.br

O bioquímico Christian De Duve, premiado com o Nobel de Medicina em 1974 por suas descobertas sobre a estrutura e o funcionamento da célula, morreu no sábado aos 95 anos na Bélgica, foi divulgado nesta segunda-feira.

O jornal Le Soir afirma que, segundo parentes do cientista, De Duve escolheu morrer por eutanásia, depois de ver sua saúde piorar muito nos últimos meses.

De Duve será cremado "na mais estrita intimidade" e será organizada uma homenagem pública em memória do cientista no dia 8 de junho.

O primeiro-ministro belga, Elio di Rupo, prestou homenagem a um cientista "excepcional, cujo trabalho representou grandes avanços para a medicina" e a um homem "comprometido, que estava ansioso para contribuir com o progresso humano", segundo um comunicado do governo do país.

O cientista iniciou seus estudos pesquisando a insulina, depois se concentrou em bioquímica e, particularmente, em revelar os segredos das células, um trabalho que levou ao reconhecimento com o Nobel de Medicina em 1974.

De Duve nasceu Thames Ditton (Reino Unido) em 2 de outubro de 1917, filho de pais belgas refugiados no país durante a Primeira Guerra Mundial, que retornaram à Bélgica em 1920, onde se instalariam na Antuérpia, capital econômica do país.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir