Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-05-2013

Paquistão: atentado em comício deixa 10 mortos e 30 feridos
Pelo menos dez pessoas morreram e cerca de 30 ficaram feridas nesta segunda-feira após a explosão de uma bomba em um comício eleitoral na zona tribal de Kurram, no noroeste do Paquistão, informou à agência EFE uma fonte policial.
Paquistão: atentado em comício deixa 10 mortos e 30 feridos
Foto: AFP

O atentado aconteceu na área de Sewak quando um candidato do partido religioso Jamiat Ulema-e-Islam (JUI-F) iria falar para um grupo de seguidores e uma bomba explodiu muito perto do palanque, segundo o responsável local de Kurram.

Pelo menos 20 feridos estão em estado grave, disse a fonte.

O jornal local Dawn, que cita uma fonte policial, elevou para 15 o número de mortos e para mais de 40 o de feridos, enquanto o canal "Geo" afirmou que no comício havia cerca de três mil pessoas.

O alvo do ataque era o candidato Munir Orakzai, que não ficou ferido, embora segundo informou o escritório do primeiro-ministro, a bomba deixou ferido o candidato Ainudin Shakir.

O atentado foi condenado "energicamente" pelo primeiro- ministro interino, Hazar Khan Joso, que em uma nota expressou seu "pesar pela perda de vidas inocentes".

O JUI-F, liderado pelo religioso Fazlur Rehman, foi o partido islamita com maior presença parlamentar na passada legislatura, em parte porque o grosso das forças religiosas boicotou o pleito de 2008.

Rehman foi alvo de dois sangrentos atentados há um ano que tiraram a vida de quase 30 pessoas na província noroeste de Jyber-Pajtunjwa, vizinha às zonas tribais.

Com um discurso ambíguo sobre o problema da violência talibã, em algumas ocasiões quase justificando, o JUI-F compete com o partido de Imran Khan para conquistar os votos dos setores religiosos mais conservadores de Jyber-Pajtunjwa.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir