Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 06-05-2013

Rio tem rajadas de vento de 93 km/h e queda de árvores durante temporal
Mau tempo afetou trânsito e transporte público; bairros estão sem energia. Motorista de van morreu no Centro depois que árvore caiu sobre o veículo.
Rio tem rajadas de vento de 93 km/h e queda de árvores durante temporal
Foto: g1.globo.com

O temporal que atingiu o Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira (6) provocou a morte de um motorista de van, a queda de cerca de 100 árvores, problemas no transporte público e transtornos nos trânsito, além de deixar 15 bairros e municípios da Baixada Fluminense sem energia elétrica.

De acordo com o Alerta Rio, foram registradas rajadas de vento de 93 km/h, por volta de 8h10, na Estação do Forte de Copacabana do Instituto Nacional de Meteorologia, na Zona Sul. Todo o município está estágio de atenção desde as 6h05.

O temporal que atingiu a cidade do Rio de Janeiro foi provocado pela chegada de uma frente fria, segundo informações do Centro de Operações da Prefeitura. O estado de atenção é o segundo estágio de cuidados em uma escala de quatro.

A Rocinha foi a região que registrou mais chuva entre 6h45 e 7h, com 12 milímetros, muito próximo do nível considerado "chuva muito forte", que tem início em 12,5 milímetros.

O motorista de van Ronaldo Gonçalves Fontinhas morreu depois que o veículo foi atingido por uma árvore na Avenida Marechal Floriano, no Centro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ele sofreu fraturas no fêmur e na bacia e chegou a ser submetido a uma cirurgia no Hospital Souza Aguiar.

A via ficou interditada até 11h15 entre a Rua Visconde da Gávea e a Rua Tomé de Souza. No horário, apenas o sentido Central do Brasil seguia parcialmente bloqueado.

Problemas no trânsito
Outra árvore caiu sobre um ponto de ônibus na Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, na altura do clube Monte Líbano. Não havia informações sobre feridos.

O mesmo problema ocorreu na Avenida 28 de Setembro, em Vila Isabel, na Zona Norte, que estava com a pista da direita interditada, na altura da Rua Duque de Caxias, devido a queda de duas árvores.

No sentido Linha Amarela da Avenida Ayrton Senna, duas faixas estavam interditadas, por volta de 7h15, também devido à queda de uma árvore. O problema ocorreu na altura do Barra Music, e o trânsito apresentava retenções. Por volta de 12h, a via tinha sido liberada, mas apresentava lentidão no Senac e no acesso à via expressa.

Confira os trechos cujo tráfego foi afetado pela chuva, segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, e que apresentavam problemas em torno de 10h50:

- Interditada uma faixa da Praia de Botafogo, na Zona Sul do Rio, na altura da Oswaldo Cruz, no sentido Centro.
- Interditada a Rua Bolívar, entre Leopoldo Miguel e Barata Ribeiro, em Copacabana, também na Zona Sul.
- Interditada Rua México, altura da Rua Santa Luzia. Desvio pela Avenida Presidente Wilson, no Centro.
- Interditada a Avenida Marechal Floriano, entre a Visconde da Gávea e a Tomé de Souza, em ambos os sentidos, também no Centro.
- Pista da direita do Boulevard 28 de Setembro, altura da Rua Duque de Caxias, em Vila Isabel, na Zona Norte.
- Estrada de Furnas, altura do nº 2650 tem uma faixa interditada, no Alto da Boa Vista.
- Avenida Niemeyer, sentido São Conrado, estava com a faixa da esquerda ocupada, em sistema pare e siga. Devido a esta ocorrência, a reversível em direção ao Leblon foi estendida pela CET-Rio.
- Avenida Abelardo Bueno, sentido Recreio, altura do nº 3100, na Zona Oeste.
- Rua Rodolfo Dantas, nº 6, uma faixa interditada, em Copacabana.
- Duas árvores interditam parcialmente o sentido Jacarepaguá da Grajaú-Jacarepaguá, uma na altura do km 3,5 e a outra na altura do Cabana da Serra, na Zona Oeste.
- Viaduto Engenheiro Noronha, via que liga o túnel Santa Bárbara à Rua Pinheiro Machado, na Zona Sul, estava interditada parcialmente.
- Rua Pinheiro Machado com Rua das Laranjeiras, sentido Catumbi estava interditada parcialmente.
- Rua Xavier Marques, sentido Bangu, altura do nº 848, em Campo Grande.

Para mais informações sobre o trânsito no Rio de Janeiro, você pode acompanhar as câmeras do G1 e consultar a tabela com as condições das principais vias. Tenha o Radar RJ também no seu celular. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na Apple Store e no Google Play.

Queda de 100 árvores
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) informou, por volta de 12h desta segunda-feira (6), que trabalha desde a manhã na retirada das árvores que caíram por consequência das chuvas que atingiram o Rio de Janeiro. De acordo com o órgão, em torno deste horário, foram registradas a queda de 59 árvores na Zona Sul, 30 na Zona Norte e 10 na Zona Oeste.

15 bairros sem energia elétrica
De acordo com a empresa Light, mais de quinze bairros ficaram sem luz pela manhã: Jardim Botânico, Gávea, Laranjeiras e Botafogo, na Zona Sul; Jacarepaguá, Campo Grande, Bangu e Barra da Tijuca, na Zona Oeste; e Méier, Irajá, Tijuca, Guadalupe, Olaria, Penha e Pavuna, na Zona Norte.

Além desses locais, trechos de Nova Iguaçu, São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita e Queimados, na Baixada Fluminese, também ficaram sem energia. Ainda segundo a concessionária, funcionários trabalhavam para restabelecer a energia nos bairros em torno de 8h desta segunda.

Teleférico do Alemão e trens parados
O Teleférico do Alemão parou as operações por volta de 7h devido às más condições do tempo. De acordo com a SuperVia, no entanto, todos ramais funcionavam normalmente às 11h30, com exceção do teleférico do Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte, que estava parado depois que a chuva danificou um cabo de transmissão entre os morros da Baiana e do Adeus.

De acordo com a SuperVia, os trens que partem da Central do Brasil para Belford Roxo circulavam às 7h20 com 20 minutos de atraso. Os outros ramais funcionavam normalmente.

O metrô da Linha 2 ficou interrompido por 20 minutos devido a queda de uma árvore entre as estações de Acari e Coelho Neto, no subúrbio, por volta de 7h. O problema já foi resolvido e a linha operava normalmente às 11h45, de acordo com a concessionária responsável.

Estações do BRT ficam sem energia
O sistema do BRT Transoeste também foi afetado pela forte chuva. As estações Cesarão I, Cesarão II, Magarça, Ilha de Guaratiba, Recreio Shopping e Gláucio Gil estavam sem energia, por volta de 9h20, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes.

A falta de energia atingiu também alguns semáforos na via no Recreio dos Bandeirantes e na Barra da Tijuca. Agentes de trânsito auxiliavam os motoristas no local. Os coletivos circulavam com velocidade reduzida nesses trechos.

Aeroportos operam por instrumentos
O Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste, estava fechado para pousos e decolagens de aeronaves de grande porte por volta de 11h15, segundo a Infraero. De acordo com o órgão, somente helicópteros podiam utilizar o terminal nesse horário.

Já o aeroporto Santos Dumont, no Centro, e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, estavam abertos e funcionando por meio de instrumentos. Segundo a Infraero, porém, três vôos foram transferidos do Santos Dumont para o Galeão devido a fortes rajadas de vento.

Barcas viajam com lentidão
A concessionária que opera as barcas informou que os catamarãs que atendem a linha seletiva Praça XV-Charitas operaram com velocidade reduzida durante boa parte da manhã, mas, às 11h55, havia sido regularizado. Todas as linhas operavam normalmente nesse horário.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir