Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 07-05-2013

Vaticano confirma visita do Papa a favela no Rio e ida a Aparecida (SP)
Roteiro da viagem do Pont�fice foi divulgado no site do Vaticano. Na 1� miss�o internacional, Francisco ficar� no Brasil de 22 a 28 de julho.
Vaticano confirma visita do Papa a favela no Rio e ida a Aparecida (SP)

Em sua primeira miss�o internacional, o Papa Francisco preferiu fugir dos pontos tur�sticos do Rio de Janeiro, como Corcovado e P�o de A��car, e optou por visitar a comunidade de Varginha, no Conjunto de Favelas de Manguinhos, o Hospital S�o Francisco de Assis e participar de um encontro com a sociedade no Theatro Municipal.

A agenda oficial do pont�fice foi divulgada no site do Vaticano nesta ter�a-feira (7).

Francisco chega � cidade no dia 22 de julho e retorna a Roma ao t�rmino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 28 de julho.

De acordo com a agenda, o Papa chega na segunda-feira, dia 22, na Base A�rea do Gale�o, e segue para o Pal�cio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul, onde se re�ne com a presidente Dilma Rousseff, o governador S�rgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e outras autoridades. Ap�s o encontro, o Santo Padre se desloca para a resid�ncia da Igreja, no Sumar�, onde ficar� hospedado durante a estadia no Rio.

Na ter�a-feira (23), o calend�rio divulgado pelo Vaticano informa que Francisco vai passar o dia na resid�ncia do Sumar�. No dia seguinte ao descanso, a agenda ser� atribulada e inclui uma visita a Aparecida, interior de S�o Paulo, e passeio de papam�vel.

Papam�vel, praia e favela

Na manh� da quarta-feira (24), o pont�fice segue de helic�ptero a Aparecida e participa da missa no Santu�rio. A bordo do papam�vel, ele vai a um almo�o no Semin�rio Bom Jesus.

Por volta das 16h, retorna para o Rio de Janeiro, onde visita o Hospital S�o Francisco de Assis, na Tijuca, na Zona Norte. A expectativa � de que o Papa inaugure o Polo de Aten��o Integrada da Sa�de Mental (PAI), que funcionar� em um dos oito pr�dios do hospital. O local vai acolher dependentes qu�micos, de �lcool e drogas, especialmente do crack.

O primeiro ato central da JMJ com participa��o do Papa ser� na quinta-feira (25). Pela manh�, �s 7h30, Francisco participa de uma missa privada no Sumar�. Depois, ele vai ao Pal�cio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul, para aben�oar a bandeira ol�mpica e paraol�mpica.

Por volta das 11h, o compromisso � uma visita � comunidade da Varginha, na Zona Norte. A regi�o ganhou uma Unidade de Pol�cia Pacificadora (UPP) em janeiro. Segundo a agenda, o Papa deve realizar uma ora��o na pequena igreja dedicada a S�o Jer�nimo Emiliano e oferecer um presente � comunidade. Na sequ�ncia, o Santo Padre se dirige a um campo de futebol e fazer um discurso. Nesse trajeto, pode visitar uma casa da comunidade.

Ap�s o passeio, o pont�fice retorna ao Sumar�, almo�a com lideran�as da Arquidiocese do Rio de Janeiro. �s 17h, vai � Praia de Copacabana. A expectativa � de que ele chegue ao Forte de Copacabana e depois v� at� o palco montado no Leme, onde ser� celebrada a Festa da Acolhida. Ele far� um discurso e aben�oar� os jovens.

A sexta-feira (26) tamb�m come�a com uma missa fechada no Sumar�. Ap�s a ora��o, o Papa vai � Quinta da Boa Vista, em S�o Crist�v�o, na Zona Norte, encontrar com um grupo de jovens selecionados pela Igreja. Ser�o cinco escolhidos de continentes diferentes que v�o se confessar com Francisco. O compromisso seguinte � no Pal�cio S�o Joaquim, na Gl�ria, Zona Sul, resid�ncia do arcebispo do Rio, onde rezar� a ora��o do �ngelus.

Ainda no mesmo dia, entre 11h e 14h, o Papa participa de uma a��o com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, encontra-se com patrocinadores da Jornada e integrantes do Comit� Organizador Local (COL) e ainda almo�a com um grupo de jovens.

Sem muito tempo para descansar, o Papa segue ao Sumar�, l� embarca no helic�ptero com destino � Praia de Copacabana, onde ser� realizada a Via-Sacra. Depois de acompanhar a vida e morte de Jesus Cristo, o pont�fice volta para seus aposentos no Rio.

No pen�ltimo dia da JMJ, s�bado (27), a manh� come�a com uma missa �s 9h, com bispos na Catedral Metropolitana, no Centro. Por volta das 11h30, o Papa se re�ne com membros da sociedade civil no Theatro Municipal. Ap�s o ato, ele almo�a com bispos e cardeais.

No in�cio da noite, o Pont�fice vai a Guaratiba para a Vig�lia de Ora��o, para a qual est� prevista a presen�a de 2 milh�es de pessoas. Ele deve responder a perguntas de cinco jovens e realizar novo discurso.

Despedida

De acordo com a agenda do Vaticano, no domingo (28), antes das 8h, o Papa retorna a Guaratiba para realizar a Missa de Envio, marcada para as 10h. No caminho, o helic�ptero deve sobrevoar a est�tua do Cristo Redentor. A cerim�nia deve contar tamb�m com a presen�a da presidente da Rep�blica, Dilma Rousseff.

De tarde, por volta das 16h, Francisco tem um encontro com coordena��o do Conselho Episcopal Latino-Americano. Depois, ele se re�ne com milhares de volunt�rios da JMJ, no Riocentro, na Zona Oeste, e d� tchau aos brasileiros na cerim�nia de despedida, agendada para as 18h30. O embarque para Roma est� previsto �s 19h.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir