Categoria Educação  Noticia Atualizada em 09-05-2013

MEC anuncia datas e novas regras de correção para o Enem de 2013
A mudança é para evitar o que ocorreu no ano passado, quando alunos cometeram erros graves ou fugiram do tema e receberam nota máxima.
MEC anuncia datas e novas regras de correção para o Enem de 2013
Foto: g1.globo.com

Começam na segunda-feira as inscrições para o Enem, e o Ministério da Educação anunciou as novas regras de correção das redações. Quem fugir do tema recebe nota zero. É para evitar o que ocorreu no ano passado, quando alunos escreveram receita de macarrão instantâneo, hino de time de futebol, e ainda assim conseguiram nota boa.

Outros cometeram erros graves de ortografia, concordância e receberam nota máxima. O MEC disse que também vai ser mais rigoroso com os erros de português.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que 6,1 milhões de alunos devem se inscrever no Enem este ano. As inscrições começam na próxima segunda-feira e terminam em 27 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. A inscrição custa R$ 35.

Este ano, mais alunos terão direito à isenção da taxa: todos os que tiverem renda familiar, por pessoa, menor ou igual a R$ 1.017 mil, e todos os que concluírem o Ensino Médio em escola pública.

O MEC também anunciou que o treinamento dos avaliadores das provas será aprimorado. Haverá mais rigor na correção das redações, e os alunos terão que mostrar maior domínio da língua portuguesa.

O objetivo do MEC é evitar o que aconteceu no Enem passado. Redações que receberam a nota máxima tinham erros graves de grafia e de concordância verbal. Em outras, os alunos incluíram, por exemplo, uma receita de macarrão instantâneo e o hino de um time de futebol.

Até o ano passado, erros como esses apenas tiravam pontos. Agora, vão anular a prova. "Vai ser muito mais rigoroso para tirar a nota máxima, e não vamos aceitar qualquer inserção que seja feita deliberadamente fora do tema da redação, isso também vai levar nota zero", afirmou o ministro Aloizio Mercadante.

As provas serão realizadas de 13h às 15h, horário de Brasília, já que em outubro começa o horário de verão em alguns estados. Professores esperam clareza nas novas regras em relação à tolerância com os erros de português.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir