Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 12-05-2013

Jovem chamada de "minha gordinha" pelo namorado elimina 21 kg em PE
Com 78 kg, Ana Carolina recebeu alertas de que precisava emagrecer. Ela mudou a dieta, passou a se exercitar e atingiu o peso ideal: 57 kg.
Jovem chamada de
Foto: g1.globo.com

Aos 16 anos, a estudante Ana Carolina Cunha, de Petrolina, em Pernambuco, recebeu v�rios alertas de que precisava perder peso.
Na �poca, ela estava com 78 kg, o que significava um quadro de sobrepeso por causa de sua altura, que � de 1,67 metro. "Comecei a namorar, meu namorado tinha mania de me chamar de �minha gordinha� e eu me perguntava por que ele me chamava daquele jeito porque eu n�o me achava gorda", lembra a jovem, hoje com 18 anos.
Sem se pesar h� muito tempo, Ana Carolina resolveu encarar a balan�a ao passar por uma farm�cia em sua cidade. "Foi um baque para mim quando vi 78 kg", conta.
Acostumada com maus h�bitos alimentares, ela lembra que chegou a comer quase uma pizza inteira em um jantar com os pais. "Eu n�o sabia a hora de parar. Uma vez, briguei com a minha m�e e meu pai me deu um pote de sorvete que eu comi sozinha em uma noite", diz.
Para emagrecer, a pernambucana j� havia tentado at� tomar rem�dio sem orienta��o m�dica, mas o resultado foi o inverso. "Perdi 6 kg em 15 dias, mas quando parei de tomar, engordei quase o dobro. A� decidi parar com isso", lembra Ana Carolina. Ent�o, ela resolveu recorrer aos meios saud�veis para eliminar o excesso de peso: reeduca��o alimentar e atividade f�sica.
"Eu estava no col�gio na �poca, ent�o a primeira coisa que fiz foi cortar o lanche. Com o dinheiro que economizei, consegui pagar uma academia e comecei a me exercitar", conta.
Ana Carolina lembra que decidiu estabelecer uma meta no come�o para se manter sempre motivada a continuar. "Tinha 5 kg para perder e, se eu conseguisse, me dava o direito de comer uma besteira. Assim, eu n�o ficava naquela loucura de vida saud�vel", diz a estudante.
As "besteiras", inclusive, sa�ram totalmente da alimenta��o da pernambucana, que passou a ingerir mais integrais, legumes, salada, suco, �gua e principalmente frutas. "Antes, comia muita fritura, bolacha recheada e refrigerante. Hoje como de 3 em 3 horas e bebo muita �gua", conta. A estudante, que n�o tinha o h�bito de comer alimentos saud�veis, diz que fez substitui��es e experimentou op��es novas at� se acostumar. "Odiava frutas e hoje gosto. De salada, s� comia alface e tomate, mas hoje j� incluo cenoura, beterraba, pepino e outros legumes", conta.
Na academia, Ana Carolina come�ou com exerc�cios aer�bicos e muita corrida. "Perdi muito peso e tive anemia. Ent�o, fui a uma nutricionista que me orientou e logo me recuperei", lembra. Depois, com exerc�cios de muscula��o, ela conseguiu ganhar 3 kg de massa magra e atingiu seu peso atual, 57 kg, adequado para sua altura.
As roupas, que antes eram do tamanho 46, diminu�ram para o 38, mas n�o foi f�cil para Ana Carolina se acostumar com o novo corpo. "A rela��o com o espelho foi o mais dif�cil. Tinha perdido 10 kg, as roupas estavam folgadas, mas eu me via como a mesma gordinha. A aceita��o de que eu estava emagrecendo foi muito complicada", lembra.
Ana Carolina acredita que, para perder peso, o exerc�cio f�sico � fundamental. "Tem que gastar o que come. Se eu como um chocolate, no dia seguinte corro mais 10 minutos na esteira. N�o adianta comer e se sentar", analisa. A perda de peso trouxe diversos outros benef�cios para a sa�de e para o bem-estar da jovem. "Minha respira��o melhorou muito. Antes, corria um minuto e meu cora��o acelerava. Hoje estou treinando para participar de uma corrida de 6 km aqui na cidade. � um avan�o muito grande para mim", avalia a estudante.
Com 21 kg a menos, ela continua com o mesmo namorado e acredita que os sinais que recebeu dele foram extremamente importantes. "Ningu�m da minha fam�lia tinha coragem de dizer que eu precisava emagrecer. Ele foi sincero comigo e foi muito bom", avalia.
J� adaptada ao novo estilo de vida, Ana Carolina diz que aprendeu a se controlar e a gostar de viver de um jeito saud�vel. "As pessoas acham que vai ser o fim do mundo parar de comer guloseima, mas n�o �. Chocolate e pastel s�o s� para satisfazer nossos prazeres, n�o s�o saud�veis", defende. Mantendo seus 57 kg, ela se mostra satisfeita e diz que n�o vai engordar de novo. "Para ganhar peso, s� se desse uma loucura na minha cabe�a. Gosto do meu estilo.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir