Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-05-2013

Japonês defende o uso de escravas sexuais
Segundo os historiadores, quase 200.000 mulheres asiáticas foram transformadas em escravas sexuais nos prostíbulos militares japoneses.
Japonês defende o uso de escravas sexuais
Foto: noticias.band.uol.com.br

O prefeito de Osaka afirmou nesta terça-feira que as "mulheres conforto" asiáticas, que foram forçadas pelo exército japonês a prostituir-se durante a Segunda Guerra Mundial, foram uma "necessidade" para manter a disciplina.

"Quando os soldados arriscam suas vidas sob as balas e devem ter repouso oferecido em algum lado, está claro que precisam de um sistema de mulheres de conforto", disse o prefeito Tory Hashimoto.

Segundo os historiadores, quase 200.000 mulheres asiáticas - principalmente coreanas, chinesas e filipinas - foram transformadas em escravas sexuais nos prostíbulos militares japoneses.

A declaração do prefeito da principal cidade do oeste do Japão gerou reações de indignação similares às provocadas ano passado pelo prefeito de Nagoya, que colocou em dúvida a existência do massacre de Nankin de 1937 cometido pelas tropas nipônicas, no qual, segundo a China, foram exterminadas 300.000 pessoas.

"Nos decepciona profundamente que uma personalidade oficial defenda crimes desumanos semelhantes", declarou à AFP um porta-voz do ministério sul-coreano das Relações Exteriores.

"Estamos chocados e furiosos", afirmou a porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei.

"O futuro do Japão dependerá da maneira como enfrenta o seu passado", completou.

O Japão já apresentou desculpas pelos "crimes", mas negou qualquer responsabilidade no tratamento que os prostíbulos reservavam às mulheres escravizadas.

O prefeito de Osaka, um dos dois principais líderes do Partido da Restauração do Japão, admitiu que as mulheres foram alistadas à força, mas atribuiu o fato à "tragédia da guerra".

O secretário-geral do governo, Yoshihide Suga, se negou a comentar as declarações do prefeito, mas recordou que o Japão reconhece os sofrimentos infligidos por Tóquio aos povos vizinhos durante a Segunda Guerra Mundial.

Fonte: noticias.band.uol.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir