Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-05-2013

Rússia convoca embaixador americano após suposto caso de espionagem
País faz protesto formal a Michael McFaul depois de ordenar a expulsão de diplomata acusado de tentar recrutar agente russo para CIA.
Rússia convoca embaixador americano após suposto caso de espionagem
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia convocou nesta quarta-feira (15) o emabixador norte-americano do país para fazer um protesto formal após a detenção de um diplomata dos EUA que supostamente tentou recrutar um agente russo para a CIA.

O embaixador McFaul entrou no prédio do ministério no centro de Moscou na manhã desta quarta e deixou o local cerca de meia hora depois sem fazer quaisquer comentários aos jornalistas que aguardavam do lado de fora do complexo. Em comunicado, a chancelaria disse que o vice-ministro das Relações Exteriores russo entregou um protesto a McFaul na reunião, durante a qual eles também discutiram outras questões internacionais.

Autoridades do Serviço de Segurança da Rússia (FSB, antiga KGB) afirmaram na terça-feira que Ryan Fogle, terceiro secretário na emabaixada americana, foi brevemente detido. Segundo o FSB, ele carregava consigo equipamento técnico especial, disfarces, instruções por escrito e uma grande quantia de dinheiro. Fogle foi depois entregue a autoridades da embaixada americana.

McFaul teve uma trajetória conflitante com Moscou desde que ele assumiu o cargo em janeiro de 2012. Ele provocou a ira das autoridades russas quando um dos seus primeiros atos foi convidar um grupo de ativistas da oposição e advogados de direitos humanos para a embaixada. Depois, McFaul foi criticado por afirmar categoricamente que a Rússia havia oferecido dinheiro para o líder do Quirguistão para que ele retirasse uma base dos EUA de seu território.

A detenção de Fogle foi o primeiro caso de um diplomata americano em Moscou publicamente acusado de espionagem em dez anos. O Departamento de Estado americano confirmou apenas que Fogle trabalhava como funcionário da embaixada, mas não deu detalhes sobre seu histórico ou sua função na Rússia. A CIA se recusou a comentar o caso.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia prontamente declarou Fogle persona non grata e ordenou que ele deixasse o país imediatamente. Ele possui imunidade diplomática, o que o protege de ser preso.

Apesar do fim da Guerra Fria (1945-1991), a Rússia e os EUA mantêm operações de espionagem ativas um contra o outro. No ano passado, vários russos foram condenados em casos separados a longas sentenças por trabalharem como espiões para os EUA.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir