Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-05-2013

Obama demite chefe do fisco
Presidente dos EUA ordena a demiss�o do chefe do fisco, Steven Miller, ap�s casos de excessivo controle sobre grupos da oposi��o conservadora virem � tona.
Obama demite chefe do fisco
Foto: AFP

O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira (15/05) a demiss�o do chefe da administra��o fiscal (Internal Revenue Service (IRS), em ingl�s), comiss�rio interino Steven Miller, ap�s casos de excessivo controle sobre grupos da oposi��o conservadora, especialmente o movimento republicano Tea Party, virem � tona.

O esc�ndalo sobre a metodologia de atua��o do IRS, que dava uma "aten��o especial" a grupos oposicionistas, irritou o presidente americano e causou mudan�as na dire��o do �rg�o.

Segundo uma investiga��o interna, desde 2010 agentes fiscais filtravam pedidos de isen��o fiscal de organiza��es sem fins lucrativos, buscando por palavras como "Tea Party" e "patriota".

Obama ordenou ao secret�rio do Tesouro, Jacob Lew, que exigisse a ren�ncia do chefe do fisco americano. "Eu farei tudo o que puder para assegurar que nada semelhante aconte�a de novo", afirmou o presidente, na Casa Branca.

"Quem ir� para a pris�o?"

A oposi��o republicana criticou duramente o presidente. "N�o quero saber quem vai renunciar. Quero saber quem vai para a cadeia", disse o porta-voz da C�mara dos Representantes, o l�der republicano John Boehner. "Eu quero apenas a verdade", acrescentou.

O IRS admitiu controlar de forma mais intensa alguns grupos pol�ticos que pleiteavam isen��es fiscais como entidades sem fins lucrativos. Uma investiga��o interna mostra que essa pr�tica come�ou em 2010 e durou ao menos 18 meses, atingindo grupos que tinham express�es como "Tea Party" ou "patriota" em seu nome.

Os grupos afetados sofreram atrasos significativos na an�lise dos seus pedidos, mas nenhum deles foi negado. O IRS sustenta que n�o houve motiva��o pol�tica na sua a��o.

DTP/ap/dpa/rtr/afp

Fonte: www.opovo.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir