Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 17-05-2013

Android confirma liderança dos smartphones, Windows supera Blackberry
O gigante da internet Google e seu sistema operacional Android confirmaram seu domínio no mercado dos smartphones no 1º trimestre, enquanto o Windows da Microsoft conquistou o 3º posto atrás da Apple, segundo um estudo publicado nesta quinta.
Android confirma liderança dos smartphones, Windows supera Blackberry
Foto: br.noticias.yahoo.com

O sistema operacional Android, que é utilizado por diversos fabricantes, entre eles o sul-coreano Samsung, estava presente em 3 de cada 4 telefones no primeiro trimestre, o que constitui exatamente 75% do mercado, segundo as estimativas do escritório de pesquisas IDC.

Isso aumenta a distância entre seu principal rival, o grupo norte-americano Apple, que possui 17,3% do mercado com seu próprio sistema operacional iOS, utilizado no iPhone e no iPad.

A Microsoft, que tenta recuperar o terreno perdido com uma versão móvel mais adaptada de seu sistema Windows, conseguiu passar da quarta para a terceira posição, graças a um aumento de sua participação de mercado de 2,6% a 3,2%, devido aos aparelhos concebidos pela empresa finlandesa Nokia.

Isso fez com que o fabricante pioneiro de smartphones, o canadense Blackberry, caísse um posto (2,9% no primeiro trimestre). O IDC revelou, contudo, que a empresa conseguiu vender um milhão de seus últimos aparelhos, que acabam de ser lançados.

"A chegada do Windows Phone à terceira posição é uma notícia e valida a direção tomada por Microsoft e seu parceiro chave Nokia", reconhece Kevin Restivo, analista de IDC.

"Visto o volume relativamente frágil gerado, o Windows deverá mostrar outros benefícios para consolidar seu status de alternativa ao Android ou iOS", alerta Restivo.

Fonte: www.diariodepernambuco.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir