Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-05-2013

Mulher com cisto gigante recebe alta e mostra resultado da cirurgia
Jovem se recupera em casa depois de um ano de espera pela opera��o. M�dicos descobriram outro cisto, menor, no ov�rio direito.
Mulher com cisto gigante recebe alta e mostra resultado da cirurgia
Foto: g1.globo.com

A jovem de 24 anos, moradora de Guaruj�, no litoral de S�o Paulo, que estava h� cerca de um ano com um cisto no ov�rio, j� recebeu alta e se recupera em casa da cirurgia para a retirada da anomalia, que aconteceu na segunda-feira (13). Durante a opera��o, os m�dicos descobriram e retiraram um outro cisto, menor. O caso s� come�ou a avan�ar quando foi publicado em uma rede social e v�rias pessoas se propuseram a ajud�-la. Por conta da doen�a, a barriga da paciente cresceu tanto que ela era constantemente confundida com uma mulher gr�vida.

Gislaine Barbosa da Silva teve alta do Hospital Santo Amaro na quarta-feira (15) � tarde e, agora, descansa em casa, no bairro Santa Cruz dos Navegantes. Ela mostra, orgulhosa, o resultado da opera��o. "Olha a diferen�a. � um al�vio. Depois da cirurgia, quando passou o efeito da anestesia geral, a primeira coisa que fiz foi colocar a m�o na barriga. Foi uma grande alegria. Mas eu tive muita dor tamb�m. Passei a segunda-feira toda deitada, s� fui levantar no dia seguinte, ao meio-dia, para tomar banho. Agora j� melhorou, estou tomando s� dipirona para a dor. Tamb�m n�o posso fazer for�a por conta dos 14 pontos que levei", relata.

A balconista diz que ficou surpresa quando os m�dicos contaram que descobriram um segundo cisto. "Quando eu acordei, eles me disseram que acharam um outro cisto, menor, no ov�rio direito. Eles aproveitaram e tiraram tamb�m. O ov�rio esquerdo precisou ser retirado, junto com o cisto gigante. O direito foi preservado", explica.

Os cistos extra�dos v�o passar por aut�psia para que se determine se eram malignos ou benignos. Gislaine ainda vai enfrentar uma s�rie de exames nos pr�ximos dias. "No dia 25 de maio eu retiro os pontos, depois devo ir a um ginecologista para ver como ficou tudo por dentro. Tamb�m vou passar por per�cia m�dica, j� que estou afastada do trabalho pelo INSS", diz.

Depois de todo o sofrimento que passou, a jovem conta que s� quer voltar a ter uma vida normal, mas com muito mais cuidados. "N�o tenho nem palavras para descrever a minha felicidade. Quero me recuperar logo, voltar a trabalhar, sair com a minha filha, vestir as minhas roupas, andar de bicicleta, sem ningu�m ficar me olhando com preconceito, achando que estou gr�vida. Nem estava mais com vontade de sair de casa, por vergonha, era horr�vel. Agora sou uma outra pessoa. Eu achava que nunca ia acontecer nada comigo, agora vou me cuidar o m�ximo que puder. O m�dico falou que em muitas mulheres o cisto volta, ent�o tenho que ficar de olho. Sa�de n�o � brincadeira", conclui.

O caso
Gislaine Barbosa da Silva, de 24 anos, estava h� cerca de um ano com um cisto no ov�rio esquerdo e n�o conseguia atendimento satisfat�rio na rede p�blica de sa�de para solucionar o problema. A paciente alega que foi tratada com descaso por v�rios m�dicos que a atenderam durante esse tempo.

A jovem tem uma filha de dois anos. Ela conta que passou a desconfiar que havia algum problema em fevereiro de 2012, quando notou que a barriga come�ou a crescer, e n�o parou mais. Al�m das dores f�sicas, principalmente no abd�men e nas pernas, Gislaine tamb�m sofria com as brincadeiras e o fato de sempre a confundirem com uma mulher gr�vida.

Ela s� fez a primeira consulta em novembro de 2012. Em seguida, passou por v�rios m�dicos, em Guaruj� e em Santos, que a trataram com desd�m, sem conseguir resolver seu problema. A situa��o s� come�ou a melhorar quando sua prima, a auxiliar administrativa Fl�via Cesar Amaral, postou uma foto dela em uma rede social na internet, na p�gina "Viver em Santos", juntamente com um texto explicativo. V�rias pessoas se dispuseram a ajudar, inclusive m�dicos, at� que conseguiu marcar a cirurgia para a retirada do cisto.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir