Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-05-2013

Nova onda de violência no Iraque deixa quase 40 mortos
Ataques mataram 15 nesta segunda e no domingo, 24 policias morreram. Violência acontece predominantemente em bairros xiitas.
Nova onda de violência no Iraque deixa quase 40 mortos
Foto: g1.globo.com

Uma nova onda de violência no Iraque matou nesta segunda-feira (20) 15 pessoas em uma série de atentados em Bagdá e na cidade de Basra, ao Sul do país, poucas horas depois das mortes de 24 policiais no domingo à noite em confrontos no oeste do país.

Desde o início do ano, 200 pessoas morreram em média por mês em atentados no país. Apenas em abril foram 460 vítimas fatais, segundo um balanço da agência de notícias France Presse. Em 2006-2007, os anos mais violentos no Iraque, 1 mil pessoas morriam por mês no país.

Nesta segunda-feira (20), dois carros-bomba explodiram no porto de Basra e mataram sete pessoas. Trinta e cinco ficaram feridas.

Em Bagdá, sete carros-bomba e um artefato explosivo deixaram seis mortos e 57 feridos em vários pontos da capital. Em Samarra, ao norte de Bagdá, outro carro-bomba matou dois milicianos anti-Al-Qaeda e feriu 12 pessoas.

Vinte e quatro policiais morreram no domingo (19) à noite em confrontos na província de Al-Anbar, oeste do país, informaram fontes policiais e médicas.

Os incidentes aconteceram durante uma tentativa de resgate de policiais que haviam sido sequestrados no sábado (18), assim como durante os ataques a duas delegacias executados por homens armados.

Doze policiais que estavam sequestrados morreram na tentativa de resgate e quatro ficaram feridos. Nos ataques às delegacias, homens armados mataram 12 agentes na província de Al-Anbar.

Al-Anbar é um dos núcleos dos protestos contra o governo que os sunitas iniciaram em dezembro, que acusam o primeiro-ministro, o xiita Nuri al-Maliki, de centralizar o poder e as autoridades de utilizar a legislação antiterrorista contra eles.

Mohamed Hadi, um dos policiais que estava em cativeiro, disse à France Presse que um grupo de homens armados sequestrou vários oficiais no sábado na estrada que liga o Iraque com a Jordânia nesta província de maioria sunita do oeste do país.

No domingo (19), um comando conjunto do exército e da polícia tentou libertar os reféns, que estavam retidos em uma zona desértica. Mas durante a operação, confrontos explodiram, segundo o tenente-coronel Majid al-Jlaybaui.

Os ataques às delegacias aconteceram na cidade de Haditha, 210 km ao noroeste de Bagdá.

O Iraque passa por um momento de crescente violência étnica.
Nas últimas semanas, vários locais de culto sunitas e xiitas foram atacados, enquanto a tensão aumenta entre o governo de Nuri al-Maliki, um xiita, e a minoria sunita.

Os sunitas protestam desde dezembro contra as autoridades, que acusam de estigmatizar a comunidade com detenções e acusações injustificáveis de "terrorismo".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir