Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 21-05-2013

Yahoo! compra Tumblr para se manter relevante, mas pode ter problemas
O Yahoo! est� desesperado para voltar a ser "cool". E, como uma crian�a que sempre tem os brinquedos e videogames mais legais para impressionar os amigos da escola, a empresa parece n�o economizar para conseguir o que quer.
Yahoo! compra Tumblr para se manter relevante, mas pode ter problemas
Foto: noticias.terra.com.br

Agora, apenas dois meses depois de gastar milh�es no aplicativo Summly, criado por um adolescente brit�nico, o Yahoo! anunciou que comprar� um dos itens mais badalados das m�dias sociais: o Tumblr. O custo da transa��o � estimado em US$ 1,1 bilh�o, um pouco mais do que o Facebook pagou pelo Instagram no ano passado.

Mas, com os usu�rios amea�ando abandonar o Tumblr em massa, ser� que a mera posse de algo "da moda" bastar� para impulsionar o Yahoo?

� dif�cil simplesmente comprar uma coisa cool de outra pessoa e manter essa coisa cool", opina Robin Klein, s�cio do grupo de investidores em tecnologia Index Ventures. "� importante que a lideran�a do Tumblr entre no Yahoo e ali permane�a como uma pe�a-chave."

A executiva-chefe do Yahoo!, Marissa Mayer, confirmou que o fundador do Tumblr, David Karp, se manter� na empresa. Mas o que exatamente ela comprou?

"Sem esfor�o"
O Tumblr se descreve como uma forma de "compartilhar qualquer coisa, sem qualquer esfor�o", usando uma mistura de texto, fotos, v�deos e diversos formatos. Em outras palavras, o Tumblr pode ser descrito como algo entre o Twitter e um blog tradicional, para pessoas que t�m mais de 140 caracteres a dizer - mas n�o muito tempo livre para diz�-lo.

Essa f�rmula fez com que o site obtivesse mais de 100 milh�es de blogs registrados, que publicaram mais de 50 bilh�es de posts. O Tumblr foi criado em 2006, quando Karp montou o c�digo do site em apenas duas semanas. Em um ano, ele se tornou o executivo-chefe de uma start-up em r�pida expans�o.

Mas o grande volume de tr�fico acarretou problemas. O Tumblr come�ou a passar por instabilidade, algo frustrante para usu�rios. Ap�s novas rodadas de investimentos e o aumento no n�mero de funcion�rios - de dois para 175 -, a empresa passou a navegar com mais seguran�a e a prosperar na conquista de internautas.

Seu ponto forte s�o os hits virais ou os chamados "memes" - personagem ou situa��o populares que viram piadas na internet e que se espalham muito rapidamente, com os usu�rios fazendo suas pr�prias vers�es.

Um exemplo recente, do Tumblr "White Men Wearing Google Glass" (Homens brancos usando o Google Glass), tira sarro da apar�ncia "nerd" de pessoas que j� est�o usando a nova inven��o do Google.

No ano passado, um dos destaques foi o Tumblr "Texts From Hillary Clinton" (Mensagens de texto de Hillary Clinton), uma cole��o de imagens da ex-secret�ria de Estado dos EUA e seu smartphone com legendas divertidas. A pr�pria Hillary era f�.

Pornografia
O Tumblr traz grandes atrativos para o Yahoo e seus investidores. Mas um problema precisa ser reconhecido: o site abriga cada vez mais conte�do pornogr�fico. A empresa n�o divulga quantos de seus sites s�o voltados ao p�blico adulto, mas fica claro que n�o se incomoda em abrig�-los. A �nica restri��o � de que as fotos contenham um aviso.

Quanto a v�deos pornogr�ficos, o Tumblr n�o permite que sua ferramenta de v�deo fa�a o upload desse material, mas v�deos "embedados" s�o permitidos - ali�s, esse � o m�todo recomendado pelo pr�prio Tumblr para pornografia.

Essa abordagem pode criar dores de cabe�a para anunciantes do Yahoo!, que n�o v�o querer aparecer em sites pornogr�ficos, prev� Robin Klein. "A segmenta��o (da publicidade) ser� muito importante", diz.

Perda de usu�rios
O site de tecnologia AllThingsD citou uma fonte que disse que o Yahoo! n�o se envolver� no gerenciamento do Tumblr. Mas isso n�o impediu o nervosismo por parte de alguns usu�rios.

"Eles perder�o um n�mero (significativo) de blogueiros", opina Klein. "Certamente est�o levando isso em conta e ter�o de gerenciar (o problema)."

O Wordpress, plataforma rival de blogs, afirmou ter recebido mais de 72 mil usu�rios que transportaram seus blogs do Tumblr para o Wordpress em apenas uma hora, na noite de domingo, quando os boatos sobre a compra come�aram.

A expectativa do Tumblr � a de que a insatisfa��o dos usu�rios passe com o tempo e que sua opera��o se torne mais rent�vel. "O Tumblr ainda n�o fez muito dinheiro", diz Luke Lewis, editor brit�nico do site Buzzfeed. "Mas h� potencial. Os usu�rios do Tumblr s�o jovens, envolvidos e gastam horas no site."

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir