Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-05-2013

Revista Forbes escolhe Merkel como a mulher mais poderosa do mundo pela oitava vez
A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, est� em segundo e a filantropa Melinda Gates em terceiro.
Revista Forbes escolhe Merkel como a mulher mais poderosa do mundo pela oitava vez
Foto: publico.pt

A chanceler alem�, Angela Merkel, foi escolhida pela revista Forbes para encabe�ar a lista de mulheres mais poderosas do mundo � pela oitava vez nos �ltimos dez anos. Merkel conseguiu ainda o segundo lugar, atr�s do Presidente norte-americano, Barack Obama, na lista das pessoas mais poderosas do ano passado da mesma revista.

Numa lista com pol�ticas no activo e afastadas, dirigentes de institui��es ou organiza��es n�o governamentais, o destaque vai para a chanceler alem�.

Merkel, que tem uma popularidade interna invej�vel para uma chefe de Governo que tenta o seu terceiro mandato nas elei��es de 22 de Setembro, �, no entanto, cada vez mais desafiada pelas suas pol�ticas de austeridade, tanto pelos pa�ses do Sul como pelo seu aliado franc�s, e a Forbes refere o facto no curto texto sobre a chanceler alem�. Mas considera que "a mulher mais poderosa do mundo � a espinha dorsal da Uni�o Europeia e tem o destino do euro nos seus ombros".

Segue-se a Presidente brasileira, Dilma Rousseff, que est� "a meio do seu primeiro mandato na s�tima maior economia do mundo", que tem na desacelera��o do crescimento um dos seus maiores desafios. "O seu foco no empreendedorismo inspirou uma nova gera��o de start-ups, no entanto muitos criticam a sua l�der por favorecer uma pol�tica mais pr�-desenvolvimento em detrimento de preocupa��es mais humanit�rias", diz a revista.

E a terceira mulher mais influente � Melinda Gates, da funda��o Bill e Melinda Gates, que gastou 3,4 mil milh�es de d�lares (mais de 2,6 mil milh�es de euros) no ano passado, a grande maioria para programas de sa�de global.

A lista tem um total de oito mulheres chefes de Estado, para al�m de Merkel e Rousseff, e pol�ticas como Sonia Ghandi ou antigas dirigentes como Hillary Clinton, e presidentes executivas de 24 empresas, como Indira Nooyi, da Pepsi, ou a directora executiva do Facebook, Sheryl Sandberg. Tamb�m a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, est� no top 10 em quarto lugar, e a directora do FMI, Christine Lagarde, est� em s�timo.

O ranking � dominado pelos EUA, mas h� ainda mulheres de 25 outros pa�ses entre as cem mais poderosas.

Fonte: publico.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir