Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-05-2013

Americana de 18 anos cria bateria que recarrega em 20 segundos
Com apenas 18 anos, a jovem americana Eesha Khare conseguiu desenvolver um novo sistema de armazenamento de energia que permite um recarregamento completo num per�odo entre 20 e 30 segundos.
Americana de 18 anos cria bateria que recarrega em 20 segundos

A tecnologia � importante porque pode abrir caminho para a fabrica��o de celulares com baterias recarreg�veis rapidamente, evitando um dos maiores transtornos em rela��o a esses aparelhos na atualidade.

Al�m de recarregar em segundos, o sistema de armazenamento de Eesha Khare pode manter uma grande quantidade de energia num pequeno espa�o e conservar essa energia por um longo per�odo.

A inven��o rendeu a Eesha o pr�mio de US$ 50 mil (cerca de R$ 100 mil) da Funda��o para Jovens Cientistas na Feira Internacional de Ci�ncia e Engenharia da Intel, realizada nos Estados Unidos.

Durabilidade

O sistema tem uma durabilidade de 10 mil ciclos de carga e recarga, mais do que baterias normais conseguem suportar.

"A bateria do meu celular sempre morre", disse Eesha a emissora de TV americana NBC, sobre a fonte de inspira��o para a sua inven��o.

Ela explicou que foi justamente a evolu��o dos celulares a fizeram se interessar pela nanoqu�mica.

At� agora a tecnologia s� foi testada para acender uma l�mpada de LED, mas Aashe quer agora adapt�-la para uso em celulares e outros aparelhos port�teis.

Outra poss�vel aplica��o futura seria em ve�culos el�tricos, nos quais a tecnologia garantiria a eles mais autonomia entre reabastecimentos.

Fonte: tecnologia.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir