Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-05-2013

Casa Branca admite morte de quatro americanos em ataques com drones
Procurador-geral dos EUA enviou carta ao Congresso a detalhar os casos. Barack Obama anuncia nesta quinta-feira nova pol�tica para o recurso a avi�es n�o tripulados.
Casa Branca admite morte de quatro americanos em ataques com drones
Foto: www.publico.pt

A Administra��o Obama admitiu pela primeira vez que quatro cidad�os norte-americanos foram mortos em ataques com drones fora de zonas de combate. Entre eles est�o Anwar al-Awlaki, morto em Setembro de 2011 no I�men, num assass�nio selectivo, e o seu filho de 16 anos, morto num ataque realizado duas semanas depois.

N�o era propriamente um segredo, j� que a opera��o norte-americana contra Awlaki tinha sido confirmada em v�rias ocasi�es por altos funcion�rios da Casa Branca, embora sempre sob a condi��o de anonimato. O an�ncio oficial foi feito na quarta-feira � noite pelo procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder, numa carta enviada ao Congresso, na v�spera de um discurso do Presidente Barack Obama sobre o assass�nio de cidad�os norte-americanos e a utiliza��o de drones armados. No primeiro discurso do seu segundo mandato sobre o tema, Barack Obama vai anunciar uma redu��o do uso de drones e iniciar um processo de transfer�ncia de autoridade da CIA para as For�as Armadas.

"Desde 2009, no �mbito das opera��es antiterrorismo contra a Al-Qaeda em �reas onde n�o se verificam combates, os Estados Unidos visaram e mataram um cidad�o norte-americano, Anwar al-Awlaki", l�-se na carta assinada pelo respons�vel pela Justi�a na Administra��o Obama.

"Com base nos princ�pios legais estabelecidos h� v�rias gera��es e nas decis�es tomadas pelo Supremo Tribunal durante a II Guerra Mundial, e tamb�m durante o actual conflito, fica claro que a cidadania norte-americana n�o torna estes indiv�duos imunes", argumenta Eric Holder.

"Estas considera��es permitem o uso de for�a letal num pa�s estrangeiro contra um cidad�o dos Estados Unidos que � um operacional destacado da Al-Qaeda ou das suas for�as associadas, e que est� envolvido activamente num plano para assassinar americanos", escreve o procurador-geral na carta enviada ao Congresso.

Para al�m da opera��o no I�men, em 2011, a Casa Branca confirmou tamb�m a morte de tr�s outros cidad�os norte-americanos � Abdulrahman al-Awlaki, Samir Khan e Jude Kenan Mohammed � nos �ltimos quatro anos, embora o procurador-geral ressalve que "estes indiv�duos n�o foram especificamente visados pelos Estados Unidos".

A hist�ria destes tr�s norte-americanos n�o � contada na carta enviada ao Congresso, mas j� foi revelada por v�rios media. As liga��es de Samir Khan e Jude Kenan Mohammed � Al-Qaeda eram conhecidas, mas a morte de Abdulrahman al-Awlaki, o filho adolescente de Anwar al-Awlaki, � mais controversa.

Samir Khan, 25 anos, era o director de uma revista online financiada pela Al-Qaeda na Pen�nsula Ar�bica e foi morto no ataque que tinha como alvo seleccionado Anwar al-Awlaki. Nasceu na Ar�bia Saudita, filho de pais paquistaneses, mas foi criado em Nova Iorque e na Carolina do Norte. N�o era considerado um alvo suficientemente importante para fazer parte da lista de assass�nios selectivos da Casa Branca, mas morreu porque estava ao lado de Anwar al-Awlaki no dia do ataque, no I�men.

Jude Kenan Mohammed cresceu em Ralleigh, na Carolina do Norte, mas viajou para o Paquist�o ainda jovem, para integrar um grupo de radicais isl�micos. Foi morto em Novembro de 2011, na regi�o paquistanesa do Wazirist�o Sul, num ataque com um drone que matou outras 12 pessoas. Tal como Samir Khan, Jude Kenan Mohammed tamb�m n�o estava na lista de ataques selectivos (destinados a assassinar um �nico indiv�duo, identificado pelos Estados Unidos como um perigoso militante terrorista), mas foi morto num "signature strike", a designa��o usada pelas autoridades norte-americanas para descrever um ataque contra um grupo de pessoas que se movimentam "de forma suspeita" numa �rea controlada por combatentes inimigos.

O caso de Abdulrahman al-Awlaki � diferente. Nascido em Denver, no estado do Colorado, em 1995, Abdulrahman foi morto num ataque com um drone em Outubro de 2011, no I�men, duas semanas depois de o seu pai ter sido assassinado. N�o tinha nenhuma rela��o conhecida com a rede terrorista Al-Qaeda e diz-se que estaria � procura do pai quando foi morto, num ataque que vitimou outras nove pessoas. Altos funcion�rios da Casa Branca ter�o admitido que a morte de Abdulrahman al-Awlaki foi um erro � o ataque teria como alvo o eg�pcio Ibrahim al-Banna. Antes da confirma��o oficial do procurador-geral Eric Holder, apenas um alto funcion�rio da Casa Branca tinha falado em p�blico sobre a morte de Abdulrahman al-Awlaki. Em Outubro do ano passado, o antigo assessor de imprensa da Casa Branca Robert Gibbs, conselheiro de Barack Obama na campanha eleitoral de 2012, foi filmado a responder a uma quest�o sobre o facto de Abdulrahman ser norte-americano, menor de idade (tinha 16 anos de idade) e ter sido morto sem acusa��o ou julgamento: "Acho que o pai devia ser mais respons�vel, se estiver realmente interessado no bem estar do filho."

O programa norte-americano de avi�es n�o tripulados para atacar suspeitos de terrorismo nas zonas tribais paquistanesas na fronteira com o Afeganist�o foi lan�ado em 2004, por George W. Bush. Mas a chegada de Barack Obama � Casa Branca levou a uma escalada que muitos analistas consideram impar�vel. Para al�m do uso em opera��es de luta contra o terrorismo, os drones est�o tamb�m a ser alvo de controv�rsia devido ao seu uso em territ�rio dos Estados Unidos, por parte das for�as de seguran�a e de particulares.

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir