Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-05-2013

Nasa prevê empreendimentos comerciais humanos na Lua
Estudo encomendado pela agência americana aponta interesse de várias empresas em explorar a Lua.
Nasa prevê empreendimentos comerciais humanos na Lua
Foto: noticias.terra.com.br

Pesquisadores de várias empresas podem estar vivendo na Lua quando astronautas da Nasa partirem para visitar um asteroide na década de 2020, revelou um estudo sobre futuras missões espaciais humanas.

O estudo da Bigelow Aerospace, encomendado pela Nasa, mostra "bastante empolgação e interesse de várias empresas" para tais empreendimentos, disse Robert Bigelow, fundador e presidente da empresa com sede em Las Vegas.

A gama de projetos vai de pesquisas farmacêuticas a bordo de habitats na órbita da Terra a missões para a superfície da lua, disse Bigelow na quinta-feira, citando um esboço do estudo, que será lançado dentro de algumas semanas.

A Nasa pretende dar prosseguimento ao programa da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) com visitas de astronautas a um asteroide em 2025, e a Marte cerca de uma década mais tarde.

O orçamento proposto pelo presidente Barack Obama para o ano fiscal que começa em 1º de outubro solicita US$ 105 milhões para a agência espacial americana começar a trabalhar na missão de encontrar um pequeno asteroide e reposicioná-lo ao redor da Lua, para uma futura visita de astronautas. Mas empresas privadas, incluindo a Bigelow Aerospace, têm mais interesse na própria Lua, disse Bigelow a repórteres em uma teleconferência.

William Gerstenmaier, chefe de operações espaciais da Nasa, disse na teleconferência que "é importante para nós saber que há algum interesse em atividades na Lua e atividades na superfície lunar". "Podemos tirar proveito do que o setor privado está fazendo" em áreas como transporte espacial, sistemas de suporte à vida e outras tecnologias necessárias para uma viagem além da órbita da estação espacial a 400 km, acrescentou.

A Bigelow Aerospace pesquisou ​​cerca de 20 empresas, bem como agências espaciais estrangeiras e organizações de pesquisa, para realizar o estudo da Nasa, que a empresa se comprometeu a financiar. Bigelow não fez segredo sobre sua ambição de possuir, alugar e operar hábitats espaciais infláveis na órbita da Terra e na Lua.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir