Categoria Religião  Noticia Atualizada em 28-05-2013

Igreja católica faz oração inédita em todos os fusos horários do planeta
Oração simultânea para marcar o "Ano da Fé" acontecerá no sábado (1º). Mais de 1,2 bilhão devem participar; no Vaticano, Papa fará celebração.
Igreja católica faz oração inédita em todos os fusos horários do planeta
Foto: g1.globo.com

A Igreja católica organiza pela primeira vez no próximo sábado (1º) uma celebração eucarística simultânea em todos os fusos horários do planeta, para marcar o "Ano da Fé", anunciou nesta terça-feira (28) o responsável pela "Nova Evangelização" do Vaticano.

As dioceses de todo o mundo, que reúnem 1,2 bilhão de pessoas batizadas, são chamadas a aderir a esta silenciosa oração de adoração do corpo e sangue de Cristo, celebrado pelo sacramento da Eucaristia. Ao mesmo tempo, haverá uma celebração semelhante na Basílica de São Pedro, no Vaticano, na presença do Papa Francisco, entre 17h (12h no horário de Brasília) e 18h (13h, horário de Brasília).

A qualquer hora do dia ou da noite, em todos os continentes, catedrais e muitas igrejas permanecerão abertas para este momento de adoração sob o lema "um só Senhor, uma só fé".

Milhares de comunidades monásticas também vão se reunir em oração.

Em Honolulu acontecer 5h de sábado, mas em Papua-Nova Guiné, na Oceania, já será uma da manhã de domingo. A adoração vai acontecer, às vezes, em condições meteorológicas difíceis e em locais isolados, sem energia elétrica.

"Cada diocese pode organizar sua oração de adoração como desejar", indicou em coletiva de imprensa o presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, o arcebispo italiano Rino Fisichella .

Ele explicou que a adesão do movimento é grande, embora algumas dioceses ainda não responderam, por exemplo, na África. Respostas positivas vieram de países onde os cristãos são em minoria ou estão em situações difíceis, como no Iraque, Rússia, Japão e Bangladesh.

Questionado sobre a China, onde a situação dos cristãos é delicada, o arcebispo Fisichella mencionou "medidas cautelosas" para organizar o evento. "Na China haverá meditações, mas esperamos respostas", disse.

O arcebispo Fisichella também apontou grupos ao redor do mundo que se inscreveram desde 11 de outubro do ano passado para participar em várias cerimônias do "Ano da Fé" em Roma, lançado pelo Papa Bento XVI. Ele relatou 4,3 milhões de assinantes, o que não leva em conta as pessoas que vieram para participar individualmente.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir