Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 29-05-2013

Há 60 anos, Ed Hillary e Tenzing Norgay alcançavam o topo do mundo
A Nova Zelândia lembra nesta quarta-feira o 60° aniversário da façanha do expedicionário Ed Hillary, que, junto ao sherpa Tenzing Norgay, chegou pela primeira vez ao topo do monte Everest, o mais alto do mundo.
Há 60 anos, Ed Hillary e Tenzing Norgay alcançavam o topo do mundo
Foto: www.webventure.com.br

Estes dois integrantes da expedição britânica observaram por 15 minutos o horizonte desde o ponto mais alto do planeta, a cúpula do Everest, a 8.848 metros.

Hillary e Norgay entraram para a história após abrirem um caminho que, desde então, foi percorrido por cerca de 6.200 montanhistas que pisaram na cúpula do Everest, enquanto cerca de 230 morreram tentando chegar ao topo.

O montanhista neozelandês de 33 anos integrado na expedição britânica não conseguiu conter a felicidade de ser o primeiro a chegar ao topo e após descer, abraçou o compatriota George Lowe, membro da equipe de apoio.

O escritor e documentarista Tom Scott, que passou muito tempo ao lado de Hillary, disse que apesar dos britânicos, que queriam que um de seus conquistassem o Everest, estes "não tiveram outra opção do que deixar aquele menino desajeitado do sul de Auckland subir".

"Estou absolutamente convencido de que se Ed Hillary não tivesse sido membro desta expedição em 1953, ninguém teria escalado a montanha neste ano", comentou Scott à rede neozelandesa "TVNZ".

Ao falar do herói nacional cujo rosto aparece nas notas neozelandesas de cinco dólares, Scott assegura que Hillary conseguiu chegar ao topo graças à "determinação e incrível fortaleza física".

A façanha de Hillary foi recordada hoje também na Antártida, o palco de várias expedições neozelandesas.

A diretora da missão neozelandesa de inverno na Antártida, Becky Goodsell, e o subdiretor, Mike Rowe, colocaram hoje uma bandeira do país no chamado Crater Hill, ponto próximo à base Scott, onde nesta época do ano o termômetro marca temperaturas de 42 graus abaixo de zero, segundo a Rádio New Zealand.

Ambos carregavam um machado de gelo que foi assinado pelo falecido explorador neozelandês, que chegou até o topo do Crater Hill quando fez parte da expedição Trans-Antártica da Commonwealth, que em 1958 se transformou na terceira a chegar ao Polo Sul por terra.

Antes as expedições de Roald Amundsen, em 1911, e de Robert Scott, em 1912, já tinham alcançado tal feito.

Para os neozelandeses, Ed Hillary foi uma pessoa com grandes valores e até exemplar, por sua singeleza, humanidade e espírito de luta.

Segundo escreveu Hillary, "inclusive o medíocre pode ter aventuras e inclusive o temeroso pode alcançá-las" se tiver vontade.

Além de um homem seduzido pela aventura, Hillary, quem a revista Time aponta como um dos 100 personagens mais influentes do século XX, realizou um intenso trabalho humanitário no Nepal.

Após alcançar o topo do Everest, Hillary criou uma fundação que construiu dois hospitais, 27 escolas e ajudou a preservar a cultura local, lembrou a rede "TV3" neozelandesa ao transmitir um programa sobre o montanhista.

Apesar deste legado, ainda "há muito o que fazer", disse a filha do expedicionário, Sarah Hillary, ao admitir que durante longo tempo não esteve interessada na façanha de seu pai.

Sarah Hillary deve pronunciar hoje um discurso junto ao montanhista neozelandês Peter Cammell no Museu de Auckland, que aloja uma exibição especial sobre a façanha do lendário herói neozelandês.

Por sua parte, o irmão de Sarah, Peter Hillary, irá a uma grande celebração em Londres que contará com a participação da rainha Elizabeth II e o duque de Edimburgo, assim como o filho do mítico sherpa Tenzing Norgay.

Além disso, durante 2013 estreará na Nova Zelândia o filme épico intitulado "Além do limite" (Beyond the Edge) para comemorar a ascensão de Hillary, anunciou o produtor Matthew Metcalfe.

"Contaremos às pessoas como aconteceu, como chegou ao topo e por que é importante e especial", disse Metcalfe sobre este filme que foi rodado, segundo precisou, em condições extremas e inclusive uma de suas equipes teve que escalar o Everest para obter imagens desde o topo.

Fonte: esportes.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir