Categoria Economia  Noticia Atualizada em 29-05-2013

Brasil volta a crescer, mas com grandes incertezas a curto prazo, diz OCDE
As pol�ticas de est�mulos est�o permitindo que o Brasil retome o crescimento de maneira progressiva, mas o caminho est� repleto de armadilhas e deixa entrever grandes incertezas a curto prazo, sobretudo quanto � infla��o, afirma um relat�rio da OCDE.
Brasil volta a crescer, mas com grandes incertezas a curto prazo, diz OCDE
Foto: AFP

"Desde o fim de 2011, as pol�ticas de relan�amento or�ament�rio e monet�rio apoiam uma reativa��o progressiva, mas os indicadores a curto prazo deixam entrever grandes incertezas", sustenta a Organiza��o para a Coopera��o e Desenvolvimento Econ�mico (OCDE), uma entidade integrada principalmente por pa�ses desenvolvidos, com sede em Paris.

A infla��o � o desafio mais imediato que o governo da presidente Dilma Rousseff deve enfrentar, indica o relat�rio, que atribui a alta de pre�os a diversos fatores, como o mercado de trabalho sob press�o, com uma taxa de desemprego "que se mant�m em m�nimos nunca vistos", assim como a uma "expans�o vigorosa do cr�dito (...) e a impactos mundiais e locais sobre os pre�os dos alimentos".

Em mar�o, a infla��o brasileira alcan�ou 6,59% em ritmo anual, ultrapassando o m�ximo da meta oficial de 6,5% (o centro da meta oficial � de 4,5%).

O Banco Central deve decidir nesta quarta-feira se volta a aumentar a taxa b�sica de juros, com uma divis�o nas expectativas do mercado entre uma alta de 0,25 ponto ou um aumento mais ousado de 0,50 ponto, para controlar a disparada inflacion�ria.

Em abril, o BC aumentou em 0,25 ponto a taxa, a 7,5% anual, no primeiro aumento desde julho de 2011.

A OCDE se lembra desta medida e v� com bons olhos a perspectiva de um novo aumento: "A confirma��o deste compromisso (de deter o aumento de pre�os) aumentaria a confian�a na efic�cia do sistema de defini��o de metas de infla��o", aponta.

A OCDE tamb�m ressalta a necessidade de "refor�ar a confian�a dos mercados nas pol�ticas macroecon�micas e estruturais" para promover o investimento, j� que as medidas do governo foram insuficientes.

"A pol�tica or�ament�ria apontou uma atividade que, contra todas as expectativas, foi fraca", afirma.

O PIB brasileiro cresceu apenas 0,9% em 2012 e, segundo as proje��es da OCDE, aumentar� 2,9% em 2013. As �ltimas estimativas do governo brasileiro s�o de 3,5%.

Para dinamizar a economia da principal pot�ncia latino-americana, a OCDE recomenda "reformas em mat�ria de infraestruturas e fiscal e refor�ar os mercados de cr�dito no longo prazo do setor privado", o que implicaria "avaliar a efic�cia e as consequ�ncias das crescentes ajudas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econ�mico e Social (BNDES)".

Tamb�m aconselha "revisar a efic�cia das altas crescentes das tarifas sobre as exporta��es, que deveriam ser tempor�rias".

Fonte: AFP
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir