Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-06-2013

Novo tornado atinge Oklahoma, nos EUA, e deixa ao menos cinco mortos
Dia 20 de maio, outro tornado atingiu a mesma �rea. Na ocasi�o, 24 pessoas morreram.
Novo tornado atinge Oklahoma, nos EUA, e deixa ao menos cinco mortos
Foto: expresso.sapo.pt

Tornados voltaram a castigar o estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (31) � noite. Pelo menos cinco pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas na regi�o que h� menos de duas semanas foi devastada por um fen�meno similar com quase 4 quil�metros de di�metro, informou a imprensa local.

As autoridades acharam os corpos de uma mulher e seu beb� pr�ximo a um autom�vel que foi atingido pela tempestade em uma das estradas pr�ximas � cidade. Outras duas pessoas foram encontradas mortas dentro de um ve�culo em Union City e outra na cidade de Rena, informou a emissora local "KWTV".

O tornado atingiu a rodovia Interestadual 40, atingindo dezenas de caminh�es. Muitos deles tombaram. Linhas de energia foram derrubadas e carros jogados, deixando muitos motoristas presos em uma inunda��o.

O Servi�o Meteorol�gico Nacional dos EUA emitiu um alerta de tornado para a regi�o metropolitana de Oklahoma City, assim como para a cidade de Moore, situada nos arredores e uma das regi�es mais castigadas no tornado do dia 20 de maio. As cidades de Tulsa e Saint Louis tamb�m foram alertadas.

As autoridades fecharam o aeroporto local, que mais tarde tamb�m ficou sem energia, e elevaram um alerta de emerg�ncia � cidade. O site do aeroporto explicou que os passageiros foram levados aos t�neis subterr�neos e que tanto as decolagens como os pousos estavam cancelados.

A Patrulha de Estradas tamb�m solicitou a evacua��o da Interestatal 35 e da Interestatal 40, onde motoristas j� foram surpreendidos por fen�menos naturais similares.

O tornado que castigou a regi�o dia 20 de maio matou 24 pessoas e deixou aproximadamente 50 mil habitantes sem energia el�trica. Os fortes ventos percorreram aproximadamente 27 quil�metros aos arredores de Oklahoma City, destruindo edif�cios, dois col�gios e um hospital em menos de 50 minutos.

As autoridades locais estimaram as perdas provocadas pelo tornado entre US$ 1,5 e US$ 2 bilh�es e calcularam que aproximadamente 36 mil pessoas ficaram desabrigadas e 1,2 mil casas foram completamente destru�das.
IK

Fonte: revistaepoca.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir