Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-06-2013

Parada do Orgulho LGBT com muita animação mesmo sob chuva em SP
São Paulo (03) – A cidade de São Paulo recebeu neste domingo (2) a 17ª Parada do Orgulho Gay, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), o maior evento deste tipo do mundo.
Parada do Orgulho LGBT com muita animação mesmo sob chuva em SP
Foto: www.folhapaulistana.com.br

Os trios elétricos e o público percorrem a partir das 12h30 a avenida Paulista e a rua da Consolação, até a praça da República, onde foi realizado o show de encerramento. A Parada, que recebe apoio da Prefeitura de São Paulo, recebeu cerca de 3,5 milhões de pessoas. Para o prefeito Fernando Haddad, o evento chama a atenção para a necessidade de garantia dos direitos civis de toda a população.

"A Parada LGBT tem este sentido maior, de abertura, em torno da paz, do convívio harmonioso, da lembrança de toda e qualquer forma de perseguição. Na verdade, este evento cívico é de luta pelos direitos civis, de luta pelas liberdades, que é uma luta de todos por uma convivência pacífica, na cidade, no Brasil e no mundo", afirmou Haddad, durante coletiva de imprensa realizada nesta manhã.

Este ano, o tema escolhido pela organização do evento foi "Para o armário nunca mais! União e conscientização na luta contra a homofobia". Segundo Fernando Quaresma, presidente da APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho Gay, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), nos últimos 20 anos mais de 3 mil pessoas foram assassinadas devido à homofobia. Entre 2011 e 2012, a quantidade de denúncias sobre a violação de direitos de LGBT aumentou em 300%.

"Fazemos uma manifestação social com mais de três milhões de pessoas de forma pacífica e alegre. A parada não é um carnaval fora de época, mas sim o maior movimento de visibilidade de uma parcela da comunidade que sofre diariamente de preconceito, discriminação, violência, ódio e intolerância", explicou Quaresma.

Para combater as violações de direitos na cidade, Haddad apontou a importância decisiva de atuar contra o preconceito nas escolas. "A prefeitura de São Paulo mantém programas de combate à intolerância nas escolas. Este tema tem um recorte transversal, é tratado pelos professores em várias matérias e combate todo e qualquer tipo de intolerância, que muitas vezes é causa inclusive de evasão escolar", disse o prefeito.

A promoção da justiça e da convivência harmoniosa na diversidade também foi destacada pelo governador Geraldo Alckmin. "A luta pela diversidade é de todos porque todos nós queremos conviver melhor em sociedade", afirmou Alckmin.

O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, lembrou que a parada também traz o significado de que a cidade não pode mais tolerar qualquer tipo de violência ou abusos de direitos. "A Parada LGBT tem três sentidos muito importantes: o primeiro é a afirmação de direitos, da diversidade, da expressão da livre orientação da sexualidade. O segundo é o sentido da negação da violência, da discriminação, da exploração. E a terceira é a celebração da conquista do direito de casamento civil de pessoas do mesmo sexo", disse Sotilli.

O secretário Netinho de Paula (Igualdade Racial) também compareceu ao evento. "Esse tipo de manifestação representa dizer que a nossa cidade e o nosso país não aceita desigualdade, não aceita separação e nenhum tipo de descriminação", afirmou.

Direitos e conquista
"Este já é o 9º ano que participo e a Parada é uma conquista de direito, espaço e na redução do preconceito para termos um mundo mais homogêneo", afirmou o manifestante Almir Cardoso. "Independente da chuva as pessoas estão aí e temos que fazer uma festa maravilhosa para a cidade de São Paulo", disse a drag queen Silvetty Montilla

"A cada ano o movimento ganha mais força e assim conseguimos cada vez mais exercer o nosso papel como cidadão. Nós temos os nossos direitos e vir aqui prestigiar esse lindo evento é poder fazer parte da nossa história", destacou Cássio dos Santos.

Abertura
Após a coletiva de imprensa, o prefeito Fernando Haddad participou da abertura do evento no trio elétrico oficial da APOGLBT. No total, participaram da Parada quase 20 carros de som.

O show de encerramento, que não era realizado desde 2003, acontece na dispersão do evento, na Praça da República. Foram realizadas apresentações da vencedora do programa The Voice Brasil, Ellen Oléria, e da cantora Mariane de Castro.

Secom PMSP
Edição William Camargo/Folha Paulistana

Fonte: www.folhapaulistana.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir