Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-06-2013

Número de mortos por tornados nos EUA chega a 16
Autoridades registraram 13 mortes em Oklahoma e três no Missouri. Três caçadores de tempestades estão entre os mortos.
Número de mortos por tornados nos EUA chega a 16
Foto: diariodigital.sapo.pt

Pelo menos 16 pessoas morreram após a passagem de tornados pela região central dos Estados Unidos na última sexta-feira (31). Segundo o serviço médico de Oklahoma, 13 pessoas morreram no estado, incluindo quatro crianças e três caçadores de tempestade. Outras três mortes foram registradas pelas autoridades no estado vizinho do Missouri.

Segundo a imprensa local, cinco tornados atingiram a região de Oklahoma City com ventos de até 145 km/h acompanhados de fortes chuvas de granizo. Estes tornados também provocaram enchentes.

Eles atingiram a região 11 dias após um forte tornado, que teve a classificação EF5, atingir Oklahoma City, causando destruição e a morte de 24 pessoas.

Nesta segunda-feira (3), as autoridades locais ainda buscavam por possíveis vítimas desaparecidas, e moradores das regiões atingidas tentavam recomeçar suas vidas.

Caçadores de tempestades
Entre os caçadores de tempestades que morreram está Tim Samaras, um dos mais reconhecidos investigadores destes fenômenos meteorológicos. Ele morreu na sexta-feira (31) quando perseguia tornados que atingiram o estado de Oklahoma.

Tim Samaras, seu filho Paul e Carl Young morreram ao ser pegos por um dos tornados que atingiram El Reno, a oeste de Oklahoma City, revelou a direção do projeto Tactical Weather Instrumented Sampling in Tornadoes Experiment (Twistex).

"Esta é uma perda devastadora para a meteorologia, para a pesquisa e para a comunidade de caçadores de tempestades", disse a Twistex em sua conta no Facebook.

A revista National Geographic publicou, em seu site, uma reportagem sobre a morte de Samaras. Segundo a publicação, o interesse do pesquisador pelos tornados começou quando ele tinha seis anos, depois de assistir ao filme "O Mágico de Oz", e passou mais de 20 anos se dedicando ao cálculo de previsões de quando um tornado atingiria a terra, e que caminho ele faria.

Entre os equipamentos usados por Samara em suas pesquisas estavam câmeras de alta resolução que "ofereceram um olhar nunca antes visto de dentro de um tornado", diz a revista.

Em 21 de maio, após a primeira série de tornados que atingiu a região de Oklahoma e deixou 24 mortos e centenas de feridos, Samaras deu uma entrevista à National Geographic na qual afirmou que "estar perto de um tornado é um desses momentos incríveis e fugazes em que você às vezes precisa de alguns segundos para absorver". Ainda segundo ele, ainda há muito que não se conhece sobre esse fenômeno meteorológico.

Vítimas
Entre as vítimas em Oklahoma também estão uma mãe e seu bebê, que morreram em um acidente com o carro no qual se deslocavam pela estrada interestadual 40, indicou Betsy Randolph, porta-voz do sistema de estradas de Oklahoma, à rede NBC.

De acordo com as autoridades, inúmeras pessoas ficaram feridas em colisões e acidentes de carro. Os ventos violentos deixaram muitos feridos - 87 segundo o jornal local The Oklahoman - e causaram muitos estragos.

Vários veículos, entre eles caminhões de carga, capotaram devido à força dos ventos.
No Missouri, o governador Jay Nixon, que declarou estado de emergência na noite de sexta-feira, visitou neste sábado as zonas mais afetadas para avaliar os danos, e reafirmou seu pedido à população para que permaneça em casa e evite se deslocar pelas áreas de desastre.

"O Missouri foi atingido por uma série de importantes tornados nas últimas semanas, e os perigosos fenômenos da noite passada ocorrem após vários dias de fortes chuvas", advertiu Nixon em um comunicado.

"Corredor de Tornados"
Esta é a segunda grande emergência provocada pelos tornados nesta região do centro-sul dos Estados Unidos em menos de duas semanas.

Com cerca de 1.200 tornados por ano, os Estados Unidos são o país que mais sofre com a quantidade destes fenômenos no mundo.

Os tornados são particularmente frequentes nos estados das grandes planícies, chamados de "Corredor de Tornados" e que se estendem da Dakota do Sul ao centro do Texas. Trata-se de um corredor no centro do país onde as massas de ar frio e quente se encontram.


Tornado danifica carros em El Reno, Oklahoma. (Foto: Joe Raedle/Getty Images/AFP)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir