Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 04-06-2013

O REI DO BRASIL
E ficamos sem o Neymar. N�o sei se o craque dos m�ltiplos penteados estava relutante: vou ou n�o vou...
O REI DO BRASIL

A impress�o que deu � de que j� estava cansando-se dos rep�rteres com a pergunta de sempre. � como se ele estivesse dizendo com a sua resolu��o: "Estou muito feliz aqui, mas n�o aguento mais voc�s, rep�rteres..."

Creio que todos n�s estamos de acordo (se � que precisamos concordar com uma decis�o t�o pessoal). Um enorme talento requer uma vitrine adequada. N�o que o Santos n�o o seja . Mas afinal, Europa � Europa em termos de futebol! Consta que, ainda "dente-de-leite", quando se despontava para ser o que veio a ser, ele j� dizia convicto: "Real Madrid ou Barcelona". Deu Bar�a!.

Certa vez, num programa esportivo na TV, uma jornalista colocou Neymar na condi��o de Rei do Brasil. Merecidamente. Aos vinte e um anos, coleciona t�tulos que o colocam nesta posi��o. Indiscutivelmente Rei. Isso sem falar na fortuna que o rapaz amealhou. Uma fortuna que continuar� aumentando e s� Deus sabe a quanto chegar�!

Em outro campo e em outra �poca, viveu um homem que recebeu esta alcunha de "O Rei do Brasil". Sua biografia escrita em 1994 por Fernando de Morais � num alentado volume de mais de 700 p�ginas. Lendo-o, conhece-se fatos hist�ricos relacionados � vida de um dos brasileiros mais not�veis que o Nordeste produziu: Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo. Doutor Assis Chateaubriand. Chat�, como era conhecido pelos amigos. Portador de uma intelig�ncia incomum e uma genialidade incontest�vel demonstrada nas atividades jornal�sticas em especial.

Impressiona os fatos de sua inf�ncia e adolesc�ncia vividas no Estado da Para�ba, na cidade de Umbuzeiro, onde nasceu em 1892. Menino franzino, t�mido e gago ao extremo, foi ele que fez o discurso de sauda��o ao compositor Carlos Gomes em visita � sua cidade. E como? Treinado pelo pai, decorou toda a pr�dica e a proferiu fluentemente, sem um trope�o. Mais tarde, curou-se dessa gaguez usando como exerc�cio longas conversas, com personagens imagin�rios. Deu certo.

Faz parte da obra "Chat�, o Rei do Brasil", coisas quase inacredit�veis. Assis Chateaubriand come�ou a frequentar escola oficial, aos doze anos. Aos quinze j� era jornalista, dominando relativamente franc�s e alem�o. Aos dezoito era conhecido como um polemista que amedrontava seus advers�rios. Grandes nomes como S�lvio Romero e Rui Barbosa conheceram o poder de sua arg�cia nos debates. Aos vinte e tr�s, j� advogado, disputava o cargo de professor de Filosofia do Direito e Direito Romano na sua cidade. Com vinte e oito anos, foi o primeiro correspondente brasileiro enviado � Europa. Com vinte e nove anos publicou o seu primeiro livro � "Alemanha" � com quase 500 p�ginas. Com trinta e dois, comprou,no Rio, "O Jornal", iniciando assim a conquista daquilo que veio a ser o grande Imp�rio na �rea da comunica��o: Os Di�rios Associados, que no seu �pice chegou a contar com mais de cem jornais, emissoras de r�dio e TV, revistas e ag�ncia telegr�fica. Aos 37 anos j� era propriet�rio dos seis maiores jornais do pa�s e de uma revista- "O Cruzeiro"- que circulava em todo territ�rio nacional. Foi, nas d�cadas de 30, 40 e 50, um dos homens mais poderosos sen�o o mais poderoso do pa�s.

Assis Chateaubriand faleceu em 1968. Teve amigos e inimigos como acontece a todos os formadores de opini�o. Sua biografia n�o esconde o fato de ter sido um temido chantagista de empresas nem o desprezo que devotava � �tica para conseguir seus intentos. Era um homem cruel nos relacionamentos. Isso para dizer pouco Estava longe de ser um santo. � dele esta frase prepotente: "Se a lei n�o me permite; � preciso mudar a lei"(!?) Precisa dizer mais alguma coisa?

Aqui, o t�tulo de rei j� foi dado ao futebolista Edson Arantes do Nascimento, ao cantor Roberto Carlos Braga. E agora, se levarmos em considera��o o que foi dito pela simp�tica rep�rter, Barcelona levou o nosso Rei. Tratamos com carinho tais personalidades que, de uma forma ou outra, promovem nosso pa�s. � bom para todo mundo exemplos positivos daqueles que consideramos "her�is" ou "reis". Sempre olho com certa desconfian�a her�is "macuna�micos", her�is com pouco ou sem nenhum car�ter. Talvez seja esse um dos sentidos que possamos dar ao que disse o Rei dos Reis: "O que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma?" (Mateus 16.26)

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Silvio Gomes Silva    |      Imprimir