Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-06-2013

Força Nacional chega a MS para auxiliar na desocupação de fazenda
Parte do grupo chegou de avião a Campo Grande e irá para Sidrolândia. Região é palco de conflitos entre indígenas e policiais em área ocupada.
Força Nacional chega a MS para auxiliar na desocupação de fazenda
Foto: www.agorams.com.br

Um avião com cerca de 50 integrantes da Força Nacional pousou por volta das 8h15 (horário de MS) na Base Aérea de Campo Grande. O grupo foi convocado para acompanhar a desocupação da fazenda Buriti, em Sidrolândia, conforme determinação da Justiça Federal. A área está ocupada por índios terena e foi palco de conflito com policiais no dia 30 de maio, quando o índio Oziel Gabriel morreu durante reintegração de posse.

Na Base Aérea, ainda está sendo aguardada a chegada do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que deve sobrevoar a área em Sidrolândia.

No total, 110 integrantes da Força Nacional vão auxiliar na desocupação, que deve ser feita pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Caso o órgão não cumpra a ordem, está prevista multa diária de R$ 1 milhão por dia.

Os outros militares devem ser levados de ônibus para Sidrolândia. O pedido de envio dos homens foi feito pelo governador do estado, André Puccinelli (PMDB). "Não há prazo definido para a atuação da Força Nacional na região. Eles ficarão o tempo necessário", disse o ministro.

Conflito
Na noite de terça-feira (4), um índio terena foi ferido com um tiro nas costas, próximo da fazenda São Sebastião, em Sidrolândia. O homem, de 34 anos, foi transferido para a Santa Casa de Campo Grande e está no setor de emergência. Até ontem, segundo assessoria do hospital, ele estava consciente e orientado, mas a situação requer cuidados, pois a bala está alojada na coluna cervical.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir