Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-06-2013

Coreias retomam comunicação pela primeira vez desde março
Pyongyang anunciou hoje a abertura da linha de enlace da Cruz Vermelha, cujo fechamento em março interrompeu as comunicações bilaterais.
Coreias retomam comunicação pela primeira vez desde março
Foto: exame.abril.com.br

Seul - As Coreias do Sul e do Norte retomaram nesta sexta-feira seus contatos telefônicos através da linha de enlace da Cruz Vermelha - cujo fechamento em março interrompeu as comunicações bilaterais - em um novo passo em direção à retomada dos diálogos após vários meses de atritos.

"A Coreia do Norte estabeleceu uma conexão nesta tarde através da linha de enlace", indicou à Agência Efe uma fonte do Ministério da Unificação de Seul, que sugeriu que o conteúdo deste primeiro contato se limitou a confirmação da restauração do canal citado.

Pyongyang anunciou hoje a abertura desta linha de comunicação, a única que atualmente é mantida entre os dois países, ao tempo que propôs ao Sul uma reunião preliminar para este domingo na cidade de Kaesong, a qual servirá para definir as próximas negociações de alto nível.

Neste sentido, o governo sul-coreano enviou um comunicado ao vizinho do Norte para confirmar que aceita manter o encontro bilateral proposto, embora tenha ressaltado que o mesmo deve ocorrer no lado sul da área fronteiriça de Panmunjom.

A reunião do domingo seria "um primeiro contato entre autoridades de ambas as partes antes das conversas em nível ministerial" propostas pelo governo sul-coreano para a próxima quarta-feira em Seul, indicou um porta-voz do regime de Kim Jong-un.

Ontem, a Coreia do Norte abandonou sua habitual retórica beligerante para mostrar uma postura mais conciliadora e chamar o governo sul-coreano à retomada do diálogo para normalizar seus projetos conjuntos.

O complexo industrial de Kaesong, paralisado há dois meses, e o turístico de Kumgang, interrompido em 2008, são os dois principais projetos conjuntos que ambas as partes tratarão de reiniciar mediante as próximas negociações.

Após receber ontem a oferta norte-coreana de diálogo, a Coreia do Sul pediu um encontro entre representantes de ambos os governos para o próximo dia 12 de junho em Seul, uma cita reunião que também abordará previsivelmente os encontros entre famílias separadas pela guerra, interrompidos desde 2010.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir