Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-06-2013

Edward Snowden, o novo delator do governo Obama
O jovem de 29 anos � respons�vel por um dos maiores vazamentos de documentos sigilosos da hist�ria dos Estados Unidos.
Edward Snowden, o novo delator do governo Obama
Foto: exame.abril.com.br

Washington - A fonte que revelou o programa secreto de vigil�ncia das comunica��es de Washington � o jovem americano Edward Snowden, de 29 anos, assessor da Ag�ncia de Seguran�a Nacional (NSA, na sigla em ingl�s).

Ele disse ter agido em defesa do interesse p�blico e pela prote��o da vida privada dos cidad�os.

"N�o quero viver em uma sociedade que faz esse tipo de coisa (...) em um mundo em que tudo que eu fa�o e digo fica registrado", explicou Snowden, em entrevista por v�deo concedida ao jornal brit�nico "The Guardian", divulgada neste domingo.

O respons�vel por um dos maiores vazamentos de documentos sigilosos da hist�ria dos Estados Unidos - junto com o soldado Bradley Manning, que est� sendo julgado por entregar milhares de telegramas diplom�ticos ("cables") ao site WikiLeaks - � um ex-funcion�rio da CIA.

Snowden disse ao "Guardian" que nunca quis manter o anonimato: "Estou consciente de que vou pagar um pre�o pelas minhas a��es".

"Meu �nico objetivo � informar as pessoas sobre o que est� sendo feito em seu nome e o que se faz contra", justificou, acrescentando que "a NSA mente sistematicamente para o Congresso a respeito da magnitude da vigil�ncia que exerce nos Estados Unidos".

"Captamos mais comunica��es eletr�nicas nos Estados Unidos do que na R�ssia. Voc�s n�o imaginam tudo que se pode fazer. O alcance das suas capacidades � assustador", afirmou.

O jovem contou que decidiu revelar os programas de intelig�ncia � imprensa depois de chegar � conclus�o que eram "abusos" contra o p�blico, cometidos em nome da seguran�a e ap�s esperar que o presidente Barack Obama cumprisse sua promessa de aumentar a prote��o dos cidad�os contra essas pr�ticas.

"Mas o presidente continuou as pol�ticas dos seus antecessores", lamentou Snowden.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir