Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-06-2013

Revelado o responsável por contar que americanos eram espionados
Edward Snowden, que trabalhava na CIA, entregou os documentos ao Guardian e fugiu para Hong Kong, onde está escondido em um hotel.
Revelado o responsável por contar que americanos eram espionados
Foto: g1.globo.com

O departamento de justiça americano abriu investigação criminal para apurar o vazamento de informações ultrassecretas do governo para um jornal britânico. No domingo (9), o responsável por contar ao mundo que milhões de americanos comuns eram espionados revelou sua identidade.

Edward Snowden, 29 anos, trabalhou como técnico da CIA, a agência de inteligência americana, e era empregado de uma consultoria que presta serviços para a Agência Nacional de Informações. Ele revelou que vazou os documentos secretos ao jornal britânico com informações confidenciais que mostravam a extensão da espionagem eletrônica realizada pelo governo americano.
Os documentos, publicados nos últimos dias, revelaram que a agência nacional de informações mantém registros de todas as ligações telefônicas realizadas nos Estados Unidos, assim como das comunicações via internet com outros países.

Edward Snowden, que prestava serviços para a NSA como técnico em computação, entregou os documentos ao Guardian e fugiu para Hong Kong, onde está escondido em um hotel.

Ele corre o risco de ser extraditado para os Estados Unidos e condenado por traição. Mas disse ao jornal que não cometeu um crime ao entregar os documentos secretos. Segundo o jovem, ele fez isso para revelar a extensão da espionagem eletrônica realizada pelo governo americano, em todo o mundo.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir