Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-06-2013

Diploma: Brasil e Portugal assinam acordo
Objetivo � agilizar o reconhecimento rec�proco de diplomas de engenheiros e arquitetos; presidentes assinaram o documento nesta segunda.
Diploma: Brasil e Portugal assinam acordo
Foto: www.acorianooriental.pt

A presidente Dilma Rousseff assinou, na tarde desta segunda-feira, com o presidente Cavaco Silva, acordo de coopera��o entre Brasil e Portugal para agilizar o reconhecimento rec�proco de t�tulos universit�rios de engenheiros e arquitetos. Tamb�m foi firmado memorando de entendimento para que pesquisadores brasileiros participem de projetos no Centro de Inova��o em Biotecnologia de Cantanhede, na regi�o portuguesa de Coimbra.

O acordo de coopera��o atende a uma reclama��o constante dos portugueses e vinha sendo cobrado pelo governo de Portugal, ap�s a falta de aplica��o de entendimento entre entidades universit�rias dos dois pa�ses sobre o tema, assinado em agosto do ano passado. Dilma Rousseff e Cavaco Silva se reuniram no Pal�cio de Bel�m, sede da Presid�ncia da Rep�blica.

Ao final do encontro, os dois presidentes fizeram um comunicado conjunto � imprensa, no qual Dilma Rousseff agradeceu ao presidente Cavaco Silva pelo empenho de Portugal � elei��o do embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azev�do, de 53 anos, para a dire��o-geral da OMC (Organiza��o Mundial do Com�rcio).

Dilma destacou ainda a coopera��o dos dois pa�ses na �rea de educa��o e de ci�ncia e tecnologia. Ela deu como exemplo, al�m do memorando que garante a presen�a de brasileiros em Cantanhede, o acordo para que pesquisadores brasileiros tenham acesso ao laborat�rio de nanotecnologia da cidade de Braga. "Esses dois eventos s�o exemplos concretos do patamar de relacionamento na �rea de educa��o", declarou.

A presidente ainda agradeceu a hospitalidade com que os brasileiros s�o tratados pelos portugueses. Segundo Dilma, em Portugal, "em cada esquina, se v� um parente, e a gente se enxerga neste pa�s".
Por sua vez, Cavaco Silva salientou que a coopera��o entre Brasil e Portugal "pode se estender a todos os dom�nios". O presidente portugu�s tamb�m fez quest�o de incentivar investimentos brasileiros e disse desejar que a viagem de Dilma Rousseff "contribua para alertar os empres�rios brasileiros para as potencialidades de Portugal".

Mais uma vez, Cavaco Silva veio a p�blico manifestar apoio � pretens�o brasileira de ocupar vaga permanente no Conselho de Seguran�a da Organiza��o das Na��es Unidas (ONU) e ao estabelecimento de acordo de livre com�rcio entre a Uni�o Europeia e o Mercosul.

Dilma encontra-se neste momento em reuni�o a portas fechadas com o primeiro-ministro portugu�s Pedro Passos Coelho. Hoje � noite, ela ainda participa da cerim�nia de entrega do Pr�mio Cam�es ao escritor mo�ambicano Mia Couto e de jantar oferecido pelo presidente Cavaco Silva no Pal�cio Nacional de Queluz. A presidente se despede de Portugal �s 23h30 de Lisboa � 19h30 de Bras�lia.

Fonte: noticias.band.uol.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir