Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-06-2013

Turista alemão baleado na Rocinha chega ao Corcovado
Daniel ganhou uma miniatura do Cristo Redentor de presente. Jovem recebeu alta médica na manhã desta terça.
Turista alemão baleado na Rocinha chega ao Corcovado
Foto: g1.globo.com

O turista alemão Daniel Benjamin Frank, de 25 anos, que foi baleado por traficantes durante uma visita à Favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio, chegou à estação do Corcovado por volta das 12h30 desta terça-feira (11). No local, Daniel ganhou uma miniatura do Cristo Redentor do diretor de Operações da Turis Rio, Marcos Paes. Por volta das 12h50, ele embarcou no trenzinho para conhecer o Cristo Redentor.

Daniel chegou ao Corcovado acompanhado da irmã Ketlyn, de um amigo paranaense, e do delegado Alexandre Braga, titular da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat).

Na manhã desta terça, após 11 dias de internação, ele recebeu alta médica. Durante entrevista coletiva nesta manhã, Daniel disse que ainda sente um pouco de dor, mas está muito bem disposto. Depois da visita ao monumento, ele deve retornar à Alemanha, onde trabalha como engenheiro na Mercedes Benz.

No dia 31 de maio, o turista fazia um passeio na Favela da Rocinha. De acordo com um amigo do rapaz, ele se separou do grupo e chegou num beco, onde se deparou com um homem armado, que fez o disparo. O alemão contou que chegou a oferecer dinheiro para os criminosos. De acordo com os médicos do Hospital Miguel Couto, onde foi socorrido, a bala entrou no limite entre o tórax e o abdômen, lesionando fígado, diafragma e pulmão.

Daniel foi transferido no dia 3 de junho para um hospital particular, no Humaitá, na Zona Sul da cidade. Na ocasião, o engenheiro disse que gostaria de retornar ao Rio para conhecer o Cristo. "Não fui ao Cristo Redentor. Acho que eu vou ter que voltar, né?", disse Daniel, sorrindo.

O amigo de Daniel, que o acompanhava durante a visita à Rocinha, contou como aconteceu o crime.

" Ele estava com muito medo e ferido e ainda correu uns 50 metros. O homem foi atrás dele e, em seguida, um grupo de quatro ou cinco pessoas armadas também. Ele ofereceu dinheiro, mas eles recusaram", contou o amigo, ressaltando que Daniel não sabe falar português.

A vítima, de acordo com o amigo, identificou o criminoso como um jovem pardo. Um jovem de 16 anos foi detido na madrugada de domingo (2), suspeito do crime, mas, segundo a polícia, ele não é o verdadeiro autor do disparo.

Após o crime, que teve repercussão internacional, a chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegada Marta Rocha, disse que foi um "caso pontual" o que aconteceu com o turista alemão. Ainda de acordo com a delegada, as polícias Militar e Civil estão trabalhando para encontrar o autor do disparo. Após o ocorrido, o policiamento foi reforçado na região, no sábado (1º).

O delegado Alexandre Braga explicou que as informações passadas pelo menor não coincidem com as da vítima. Para ele, o menor foi coagido a assumir a autoria do disparo. "Uma vez que ele começou a ser ouvido em sede policial, nós percebemos que havia discrepâncias grandes entre as versões do turista e a versão que ele, jovem, apresentava. Isso nos levou a crer, que muito provavelmente esse rapaz não foi o autor do disparo", disse.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir