Categoria Policia  Noticia Atualizada em 12-06-2013

Espanha prende 5 tunisianos por apologia ao terrorismo
5 tunisianos foram detidos nesta quarta em Barcelona, por "enaltecimento do terrorismo" dentro da luta que as autoridades travam contra os lobos solit�rios, como os que realizaram atentados em Londres e Boston, afirmou o minist�rio do Interior.
Espanha prende 5 tunisianos por apologia ao terrorismo
Foto: noticias.terra.com.br

Os cinco homens divulgaram na internet "mais de 400 arquivos (v�deos, fotografias e textos) de conte�do jihadista" entre os quais havia "discursos de l�deres jihadistas como Osama Bin Laden ou Al-Zarqawi, v�deos sobre atentados, explica��es sobre a confec��o de explosivos, exerc�cios de treinamento" e inclusive "fuzilamentos e execu��es sum�rias", informou o minist�rio em um comunicado.

Os investigadores constataram que alguns dos detidos foram "sofrendo um forte processo de auto-radicaliza��o que os levou a abra�ar plenamente a tese do salafismo jihadista", afirmou o minist�rio, afirmando que esta atitude ficou mais evidente ap�s a viagem de um deles � Tun�sia. Segundo o minist�rio, os homens divulgavam coment�rios nos quais "enalteciam tanto as a��es terroristas quanto seus autores".

Esta opera��o "forma parte da atua��o que estamos realizando evidentemente para neutralizar a amea�a que significa neste momento a atua��o dos chamados lobos solit�rios", como os dois irm�os acusados do atentado durante a maratona de Boston ou os dois extremistas detidos pela morte de um soldado brit�nico em maio, comentou aos meios de comunica��o o ministro do Interior, Jorge Fern�ndez D�az.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir