Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 12-06-2013

Homem que viajou 50 km com serra presa na barriga passa bem no RS
Agricultor Greg�rio Steinmedc deve ter alta nos pr�ximos dias. Ele usava a motosserra para cortar lenha quando sofreu o acidente.
Homem que viajou 50 km com serra presa na barriga passa bem no RS
Foto: g1.globo.com

O homem que percorreu cerca de 50 quil�metros com uma serra el�trica cravada no abdome no Rio Grande do Sul passa bem e deve ter alta nos pr�ximos dias do Hospital Vida e Sa�de, em Santa Rosa, na Regi�o Noroeste do estado. Conforme a assessoria do hospital, o agricultor Greg�rio Steinmedc est� se alimentando bem e mostrando boa disposi��o.
Morador do munic�pio de Campina das Miss�es, o homem de 56 anos precisou viajar at� a cidade vizinha e aguardar por uma cirurgia por cerca de duas horas na segunda-feira (10). Ele usava a motosserra para cortar lenha no galp�o de casa quando sofreu o acidente.
O homem pediu ajuda � esposa Frida Maria Steinmedc, que lembrou de uma li��o aprendida nas aulas de primeiros socorros que fez para obter a permiss�o para dirigir. "Ele queria tirar e eu disse que n�o, n�o poder�amos tirar, t�nhamos de ir ao hospital", conta a agricultora.
O casal deixou a resid�ncia em Campina das Miss�es e, ap�s um primeiro atendimento no munic�pio, soube que teria de viajar at� o Hospital Vida e Sa�de, de Santa Rosa. Segundo Steinmedc, foram duas horas com a motosserra presa ao abdome. "Eu tinha f�. Sou forte. N�o tinha medo de morrer", declarou.

A cirurgia durou outras duas horas e meia. Segundo o cirurgi�o Maur�cio Romano, respons�vel pelo procedimento, o corte causado pela motosserra teve 10 cm de profundidade, mas n�o perfurou nenhum �rg�o vital. A postura da mulher do agricultor e das enfermeiras que o atenderam ainda em Campina das Miss�es salvaram a vida dele, diz o m�dico.
"Houve um tratamento pr�-hospitalar adequado. A equipe de enfermagem de Campina das Miss�es n�o retirou a serra. Se tivesse retirado a serra durante o transporte, poderiam ter tido uma hemorragia da parede abdominal e causado a morte", comentou o cirurgi�o.
J� recuperado do procedimento, ele diz que nunca mais pretende passar perto de uma motosserra. "Nunca mais. Essa eu jurei de p� junto que eu n�o vou pegar mais. Agora eu vi que � perigoso", declarou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir