Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-06-2013

Homem que recebeu primeiro transplante de duas pernas foi amputado
Hospital de Val�ncia teve de retirar membros a um jovem que, devido a outra doen�a, deixou de poder tomar drogas imunossupressoras.
Homem que recebeu primeiro transplante de duas pernas foi amputado
Foto: publico.pt

Perdeu as duas pernas num acidente de via��o e o in�dito transplante foi realizado em 2011, num hospital em Espanha. Agora, por causa de uma doen�a que n�o est� relacionada com a cirurgia, a equipa m�dica decidiu amputar os membros transplantados.

A identidade do homem que ter� actualmente 22 anos nunca foi revelada. H� apenas dois anos, recebeu � com sucesso � um transplante de duas pernas, conseguido pela equipa de cirurgi�es do Hospital La Fe, em Val�ncia, liderada pelo m�dico Pedro Cavadas. Esta semana, segundo noticia a AFP, o hospital anunciou que as duas pernas acabaram por ter de ser amputadas. Segundo a equipa m�dica, a decis�o foi tomada devido a uma doen�a que n�o est� relacionada com o transplante mas que o impedia de prosseguir com a medica��o que previne a rejei��o dos membros.

Segundo declara��es dos respons�veis do hospital espanhol, citados pela ag�ncia de not�cias, os m�dicos consideraram que a doen�a � que n�o foi especificada - era "mais urgente" de tratar.

A in�dita opera��o foi realizada em Julho de 2011, por uma equipa de 50 m�dicos, liderados pelo especialista Pedro Cavadas, numa cir�rgica que durou mais de dez horas. O jovem tinham perdido as duas pernas, numa amputa��o acima do joelho, na sequ�ncia de um acidente de via��o.

Ap�s o transplante, o doente teria de tomar drogas imunossupressoras � que impedem a rejei��o de �rg�os transplantados � durante toda a vida. Esta medica��o essencial foi suspensa na sequ�ncia de uma doen�a contra�da posteriormente.

"Nesses casos, o protocolo exige que se o �rg�o transplantado n�o � vital, ele deve ser removido para permitir que o paciente possa ser tratado da doen�a, que � mais grave e urgente", refere a BBC citando um boletim m�dico do Hospital La Fe.

Anos antes, em 2006, o cirurgi�o Pedro Cavadas tinha conseguido, pela primeira vez, um transplante de duas m�os.


Fonte: publico.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir