Categoria Economia  Noticia Atualizada em 13-06-2013

Banco Mundial corta previsões para a economia global
Crescimento na China e Brasil abrandou mais do que o esperado, o que fez o Banco Mundial a baixar previsões para a economia global.
Banco Mundial corta previsões para a economia global
Foto: AFP

O Banco Mundial cortou as suas perspectivas para o crescimento da economia mundial para este ano, depois de os mercados emergente China e Brasil terem desacelerado mais o que o inicialmente projectado. Também as previsões para a zona euro são mais negras, perante os cortes orçamentais dos estados que partilham a moeda única.

Face ao crescimento de 2,4% esperado no início deste ano, o Banco Mundial espera agora que a economia global cresça apenas 2,2% em 2013, o que representa um abrandamento em relação ao ano passado.

Para a zona euro a instituição estima que o Produto Interno Bruto (PIB) registe uma contracção de 0,6%, uma queda mais acentuada que o recuo de 0,1% estimados em Janeiro.

China e Brasil foram outros dos países que viram as suas previsões serem revistas em baixa, ao passo que o Banco Mundial melhorou o "outlook" dos EUA e do Japão, que deverão crescer 2% e 1,4%, respectivamente.

Para as economias desenvolvidas, a instituição baixou as suas projecções de crescimento dos 5,5% para os 5,1%.

Fonte: economico.sapo.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir