Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-06-2013

Acusação de espionagem de ex-agente da CIA acende alerta em Hong Kong
Novas revelações de Edward Snowden levantaram preocupações de que a NSA possa ter invadido o principal ponto de troca de tráfego de Internet de Hong Kong, que lida com o tráfego doméstico da rede de quase todo o território chinês.
Acusação de espionagem de ex-agente da CIA acende alerta em Hong Kong
Foto: www.portugues.rfi.fr

Em uma entrevista publicada nesta quinta-feira no jornal de Hong Kong South China Morning Post, Snowden disse que a NSA estaria invadindo computadores em Hong Kong e na China continental desde 2009. Entre as instituições hackeadas, disse ele, estaria a Universidade Chinesa de Hong Kong, que abriga o ponto de troca de tráfego (Internet Exchange) de Hong Kong.

Snowden não mencionou o ponto de troca, mas seus comentários levantaram preocupações de que a mencionada infraestrutura de Internet tenha sido um dos alvos da NSA.

As alegações de Snowden até agora se concentravam na extensão da espionagem da NSA sobre cidadãos norte-americanos. Seus mais recentes comentários sobre a China e Hong Kong --onde acredita-se que ele esteja escondido-- chamam atenção para o papel da NSA na vigilância de países estrangeiros.

De acordo com o jornal, Snowden disse acreditar que a NSA havia realizado mais de 61 mil operações de invasão virtual no mundo. "Nós invadimos backbones da rede --algo como grandes roteadores de Internet, basicamente-- que nos dão acesso às comunicações de centenas de milhares de computadores sem a necessidade de invadir cada um", disse Snowden, segundo o jornal.

O Hong Kong Internet Exchange é uma das dezenas de Pontos de Troca de Tráfego, ou PTTs, ao redor do mundo, responsáveis por lidar com o tráfego doméstico entre os provedores locais e algum tráfego regional. Esses pontos de troca evitam que tal tráfego precise fazer longos desvios através de servidores no exterior.

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir