Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-06-2013

Paróquia de Santo Antônio prepara 3 toneladas de bolo em Sorocaba, SP
Programação foi preparada para comemorar o dia do santo em Jundiaí. O santo é padroeiro de Iperó (SP), onde é feriado nesta quinta-feira (13).
Paróquia de Santo Antônio prepara 3 toneladas de bolo em Sorocaba, SP
Foto: www.parana-online.com.br

Para comemorar o Dia de Santo Antônio, comemorado nesta quinta-feira (13), as paróquias das regiões de Sorocaba e Jundiaí (SP) terão uma programação especial. Além de missas, as igrejas prepararam o tradicional bolo do santo.

Em Sorocaba, são mais de três toneladas, com mil medalhas do santo escondidas nos pedaços. Segundo a lenda, quem encontra a medalha no bolo tem casamento garantido. O dinheiro arrecadado com a venda do bolo, que custa R$ 2 o pedaço, será usado na reforma da Igreja de Santo Antônio, onde o dia começou com uma missa às 7h. As celebrações serão também às 10h, 12h, 15h, e 19h.

Em Jundiaí, a festa de Santo Anôonio, que é realizada na paróquia do bairro Anhangabaú, chega a 49ª edição. Também haverá a venda de pedaços de bolo, com medalhas escondidas. Os pães do santo, que também levam a fama de garantir casamento e que nunca vai faltar alimento no lar, serão distribuídos na paróquia.

Além da primeira missa do dia, que foi realizada às 7h, outras cinco celebrações estão marcadas para esta quinta-feira: às 9h, 10h30, 12h, 15h e 18h30.

No salão da paróquia, serão servidos, das 7h às 18h30, comes e bebes como espetinhos de churrasco, batata frita, polenta, costela à bafo, calabresa, frango frito e fogazza.
Padroeiro de Iperó

Além da promessa de casamento, Santo Antonio é garantia de feriado em Iperó (SP), já que o santo é o padroeiro da cidade. Às 19h será realizada a tradicional procissão, que deve percorrer as ruas da cidade.

A Banda Marcial Municipal de Iperó (Banmip) vai acompanhar a procissão. Na praça da matriz, uma quermesse é realizada para comemorar a data, com barracas de comidas típicas de festas juninas.

Santo Antônio
Santo Antônio nasceu em Lisboa em 1195 e morreu em Pádua, na Itália, aos 36 anos. Daí vem o nome Antônio de Pádua. Foi canonizado um ano depois de morrer e tem seu dia comemorado em 13 de junho.

Ele começou sua trajetória religiosa na Ordem dos Cônegos Regulares, onde estudou Filosofia e Teologia até ser ordenado sacerdote. Em Portugal, Antônio conheceu a família dos Franciscanos, que o encantou e o sensibilizou com a causa, a qual decidiu se tornar missionário. Ao entrar na Congregação dos Franciscanos, recebeu o nome de Antônio de Coimbra.

Entre as principais características do santo estão a luta pela justiça e a valorização dos mais humildes. A fama de casamenteiro que se fez entre a população seria porque o santo ajudava moças humildes a conseguirem um dote e um enxoval para poderem se casar.

Serviço
Paróquia de Santo Antônio em Sorocaba
Praça Coronel Joaquim Estanislau de Arruda, 181 - Além Ponte
Paróquia de Santo Antônio em Jundiaí
Avenida Adelino Martins, 1132 - Anhangabaú

Paróquia de Santo Antônio em Iperó
Rua Santo Antonio, s/nº - Centro

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir