Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-06-2013

Segue internado bebê que caiu após mãe dar à luz na recepção de hospital
Mãe e filha podem ter alta ainda nesta quinta-feira (13), diz equipe médica. Vídeo mostra parto da criança que, ao nascer, caiu no chão da maternidade.
Segue internado bebê que caiu após mãe dar à luz na recepção de hospital
Foto: g1.globo.com

O bebê que caiu após nascer na recepção da Maternidade Nascer Cidadão, em Goiânia, continua internado, mas passa bem, diz a equipe médica. "Ela está mamando bem, com funções físicas e neurológicas normais", declarou o G1 a chefe da Divisão de Urgências da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Patrícia Antunes. A menina e a mãe, de 34 anos, estão em um apartamento da unidade. Um vídeo, gravado na noite de terça-feira (11), mostra o momento em que a mulher deu à luz e a recém-nascida caiu no chão.

Apesar da queda da menina, a equipe médica afirma que ela não ficou com nenhum trauma. Conforme Patrícia Antunes, o bebê passou por todos os exames necessários, inclusive raio-x de tórax e crânio. "Se o estado de saúde se manter dessa forma, elas podem receber alta na noite desta quinta-feira (13), quando completa 48h que o bebê nasceu", informou a chefe da Divisão de Urgências da SMS. De acordo com Patrícia Antunes, a criança nasceu com 47 centímetros, pesando 2.270 quilos.

Os médicos calculam que a mãe estava com 39 semanas e 5 dias de gestação, quando o parto aconteceu. Esta é uma estimativa da equipe da maternidade, pois a mulher, segundo a unidade de saúde, não fez pré-natal e nem se lembrava da última vez que menstruou, explicou Patrícia Antunes.

Vídeo
Uma pessoa que estava na maternidade na terça-feira registrou o momento em que a mulher teve a filha na recepção. O material foi repassado a João Paulo Araújo, que também estava no local com sua esposa, Thainy Prudência da Silva, 25 anos, que está grávida e aguardava atendimento. Ele encaminhou o vídeo à TV Anhnaguera.

As imagens mostram que a gestante estava sentada em um banco quando a criança nasceu. Segundo testemunhas, o bebê bateu a cabeça no chão. Pelo áudio do vídeo original, postado pelo telespectador no Facebook, é possível ouvir pacientes revoltados, que dizem: "Povo Irresponsável". Uma funcionária de roupa azul chega para atender a mulher que havia acabado de dar à luz e se defende: "Sou só enfermeira".

Thainy Prudência, que está na 10ª semana de gestação, se sentia mal e procurou a maternidade, por volta das 19h. "Quando eu cheguei, [a mulher que deu à luz] estava gritando de dor na sala de uma médica residente, que a atendeu. Ela já saiu da sala sangrando e ficou aguardando no banco. Ela gritava "gente, me ajuda, vai nascer", mas teve até uma enfermeira que riu dela", diz a jovem.

Thainy classificou a cena como a mais desumana que já viu e ainda se emociona ao falar do episódio: "Eu nunca pensei na minha vida que fosse presenciar uma coisa dessas. Todas as grávidas que ficaram lá ficaram indignadas. Quando a criança nasceu, comecei a chorar".
Segundo ela, o bebê nasceu às 20h, uma hora após o casal ter chegado à unidade de saúde. "Mas falaram que ela passou a tarde todo lá", relata.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir