Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-06-2013

Premiê da Turquia dá "ultimato" aos manifestantes antigoverno
Erdogan exigiu que eles deixem o Parque Gezi, em Istambul. Ativistas recusaram proposta governista de referendo sobre reurbanização.
Premiê da Turquia dá
Foto: g1.globo.com

O premiê da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, deu nesta quinta-feira (13) um ultimato aos manifestantes antigoverno para que saiam "imediatamente" do Parque Gezi, em Istambul, berço dos protestos das duas últimas semanas.

"Tivemos paciência até agora, mas a paciência está se esgotando. Lanço meu último aviso: mães, pais, por favor, retirem seus filhos daqui", disse Erdogan em Ancara, em discurso para os prefeitos de seu partido, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP).

"Não podemos esperar mais porque o parque Gezi não pertence às forças de ocupação, mas ao povo", acrescentou o premiê.

A proposta de Erdogan de organizar um referendo municipal sobre o futuro do parque não é legal nem desejável, afirmou mais cedo à France Presse um representante dos manifestantes.

"Já existe uma decisão judicial, que obrigou a interrupção das obras urbanísticas do parque Gezi. Nestas condições, não é legal prever uma consulta popular para decidir o futuro do parque", declarou Tayfun Kahraman, do movimento Solidariedade Taksim, que reúne 116 associações que promovem protestos no parque Gezi.

Kahraman destacou ainda que "não existem as condições para realizar uma consulta porque a legislação turca prevê o recurso do referendo apenas para reformas constitucionais."

O primeiro-ministro tentou, na quarta, neutralizar os protestos contra o governo com a ideia de um referendo sobre o projeto urbanístico da Praça Taksim e sobre o futuro das 600 árvores do parque Gezi.

Um tribunal administrativo de Istambul divulgou em 31 de maio uma medida cautelar para suspender as obras, à espera de uma decisão sobre a legalidade do projeto estimulado pelo governo.

Nesta quinta-feira, o ministro do Interior, Muammer Guler, pediu o fim rápido da ocupação do parque Gezi, cenário de protestos há duas semanas.

"A ocupação do parque Gezi não pode durar. Desde 1 de junho, alguns grupos ocupam um espaço público e impedem o acesso a outros. Tudo isto deve acabar antes de provocar mais tensão. Esta situação não é aceitável em uma democracia", disse Guler em Ancara.

"Adotamos as medidas de segurança necessárias. A polícia está preparada diariamente para restabelecer a ordem e garantir a segurança", completou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir