Categoria Policia  Noticia Atualizada em 13-06-2013

FBI confirma que iniciou investigação penal contra autor de vazamento
Robert Mueller disse que Edward Snowden deve ser responsabilizado. Funcionário disse que dados de telefonemas impediram ataques terroristas.
FBI confirma que iniciou investigação penal contra autor de vazamento
Foto: g1.globo.com

O diretor do FBI, Robert Mueller, confirmou nesta quinta-feira (13) que teve início uma investigação penal contra Edward Snowden, o ex-funcionário da CIA que vazou informações sobre programas de inteligência do país.

"Ele é alvo de uma investigação penal em andamento. Estes vazamentos causaram danos importantes ao nosso país e à nossa segurança. Tomamos todas as medidas necessárias para que esta pessoa seja responsabilizada por estes vazamentos", declarou Mueller em uma audiência na Câmara de Representantes.

Esta é a primeira confirmação oficial de que o governo americano está investigando Snowden, um especialista em informática de 29 anos que confessou ter vazado informações sobre os programas de espionagem de telefonemas e internet.

Snowden, que era funcionário de uma empresa que prestava serviços para a Agência de Segurança Nacional (NSA), se encontra atualmente em Hong Kong e afirmou que lutará contra qualquer tentativa dos Estados Unidos de extraditá-lo.

Mueller defendeu os programas de monitoramento dos registros telefônicos e de comunicações pela internet, ao assegurar que foram aprovados por um juiz e que são conformes à Constituição e essenciais para prevenir ataques terroristas.

O programa não coleta "nenhum conteúdo" além de dados como números chamados e a hora e a duração das ligações, reiterou.

Ele acrescentou que o governo estava determinado a garantir o direito à privacidade e as liberdades civis, mesmo que continue empenhado em prevenir possíveis atentados.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir