Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-06-2013

Snowden tem documentos secretos sobre ciberataques na China
O jornal South China Morning Post publicou entrevista nesta sexta-feira com o ex-consultor americano que divulgou o programa de espionagem do governo dos EUA.
Snowden tem documentos secretos sobre ciberataques na China
Foto: www.portugues.rfi.fr

Hong Kong - Edward Snowden, o ex-consultor americano que divulgou o programa de espionagem das comunica��es do governo dos Estados Unidos, possui documentos secretos que identificam alvos de hackers em Hong Kong e na China, afirma nesta sexta-feira o jornal South China Morning Post (SCMP).

O jornal de Hong Kong diz ter consultado uma parte dos relat�rios em posse de Edward Snowden durante uma entrevista concedida por ele na megal�pole chinesa onde se refugiou no dia 20 de maio, depois de ter vazado esta informa��o aos jornais The Guardian e Washington Post, que colocou o governo de Barack Obama em uma situa��o embara�osa.

Nos documentos aparecem endere�os IP (protocolo de internet, o n�mero de identifica��o de um computador conectado) e a data dos ataques cibern�ticos. O SCMP n�o publicou estes dados nem identificou as pessoas ou institui��es afetadas.

De acordo com o jornal, os documentos permitem saber se uma opera��o est� em andamento ou foi conclu�da e parecem indicar �ndices de sucesso nas opera��es de hackers de 75%.

"Ignoro as informa��es espec�ficas que buscavam nestas m�quinas, s� sei que utilizar meios t�cnicos para penetrar sem autoriza��o em computadores civis � uma viola��o do direito e � eticamente duvidoso", declarou Snowden ao jornal de l�ngua inglesa.

O jovem de 29 anos, que se esconde em Hong Kong, ressurgiu na quarta-feira em uma entrevista ao jornal SMCP na qual afirma que quer permanecer no territ�rio aut�nomo chin�s para "combater o governo americano nos tribunais".

O ex-consultor da poderosa ag�ncia de informa��o americana NSA tamb�m fala dos m�todos de espionagem em seu pa�s, e informa que os Estados Unidos t�m acesso "�s comunica��es de centenas de milhares de computadores", inclusive em Hong Kong e na China.

A espionagem inform�tica costuma ser fonte recorrente de atritos entre Estados Unidos e China e esteve na agenda do encontro, no �ltimo s�bado, entre o presidente americano, Barack Obama, e o l�der chin�s,Xi Jinping.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir