Categoria Politica  Noticia Atualizada em 14-06-2013

Irã: Khamenei pede grande participação eleitoral e rebate EUA
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, pediu um grande comparecimento nas eleições presidenciais desta sexta-feira, e disse que não "dá a mínima" para as acusações americanas de que a votação é injusta.
Irã: Khamenei pede grande participação eleitoral e rebate EUA
Foto: www.dci.com.br

"O que é importante é que todo mundo participe", disse Khamenei, falando ao vivo na televisão estatal, após depositar seu voto na capital Teerã. "Nossa querida nação deve vir (votar) com entusiasmo e vivacidade, e saber que o destino do país está nas mãos deles e que a felicidade do país depende deles."

A votação desta sexta-feira é a primeira eleição presidencial do Irã desde 2009, quando a contestada reeleição de Mahmoud Ahmadinejad levou a meses de conflitos na República Islâmica.

Khamenei ridicularizou as preocupações ocidentais sobre a credibilidade da votação. "Recentemente, ouvi que alguém no Conselho de Segurança Nacional dos EUA disse que "nós não aceitamos esta eleição no Irã". Nós não damos a mínima", disse.

Em 24 de maio, o secretário de Estado americano, John Kerry, colocou em dúvida a credibilidade da eleição, criticando a desqualificação de candidatos e acusando Teerã de interromper o acesso à Internet. O Conselho dos Guardiães do Irã, órgão estatal que avalia todos os candidatos, barrou vários concorrentes, incluindo o ex-presidente Akbar Hashemi Rafsanjani, que é visto como simpático a reformas.

Os iranianos podem escolher a partir de uma chapa de seis candidatos, em grande parte conservadores, os quais foram aprovados pelo Conselho. Khamenei, que não endossou nenhum candidato publicamente, disse que não falou a ninguém sobre seu favorito à Presidência.

"Entre aqueles concorrendo, eu tenho alguém em mente que escolhi. Eu não disse a ninguém (o meu voto). Mesmo as pessoas próximas a mim, como a minha família e as crianças, não sabem em quem eu votei", disse ele.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir