Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-06-2013

Governo da Turquia cede e adia reforma em parque ocupado
Governo planejava construir shopping no Parque Gezi. Protestos contra o governo islamita j� deixaram 4 mortos.
Governo da Turquia cede e adia reforma em parque ocupado
Foto: g1.globo.com

O primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, disse nesta sexta-feira (14) que vai suspender o projeto de reforma do Parque Gezi, em Istambul, at� que a Justi�a se pronuncie, o que marca um tom notoriamente mais conciliador do governo ap�s semanas de protestos contra o premi� islamita.

Os mercados financeiros registraram alta, refletindo a expectativa de que ambientalistas contr�rios �s obras no parque fiquem satisfeitos. N�o est� claro, no entanto, se outros protestos que se espalharam pelo pa�s a partir de Istambul, encampando causas variadas, ser�o dissolvidos.

Erdogan fez a promessa em uma reuni�o com manifestantes durante a noite. O gesto foi em grande medida simb�lico, porque o governo j� teria mesmo a obriga��o de cumprir uma eventual liminar judicial contra a reforma do parque.

At� agora, no entanto, Erdogan vinha adotando um tom desafiador contra os manifestantes que se concentram na pra�a Taksim, vizinha ao parque.

"� claro que o governo respeita as decis�es judiciais e est� obrigado a implement�-las", disse Huseyin Celik, vice-presidente do partido governista AK, que tamb�m participou da reuni�o. "At� que a senten�a judicial seja finalizada, n�o haver� nenhuma a��o no parque Gezi."

A repress�o policial contra manifestantes pac�ficos no parque, h� duas semanas, provocou uma onda de protestos sem precedentes contra Erdogan e seu partido AK, de tend�ncia isl�mica. Os protestos re�nem principalmente cidad�os laicos, nacionalistas, profissionais liberais, sindicalistas e estudantes.

Na reuni�o noturna, Erdogan recebeu uma delega��o composta principalmente por artistas, mas que inclu�a tamb�m dois membros do coletivo Solidariedade Taksim.

Os participantes elogiaram a promessa de Erdogan de respeitar uma eventual decis�o judicial contra o projeto, que reproduz um quartel da �poca otomana. Na quarta-feira, o governo j� havia oferecido realizar um referendo sobre o assunto caso a Justi�a se pronuncie em favor do governo.

"O primeiro-ministro disse que, se os resultados da vota��o p�blica sa�rem de forma a deixar essa �rea como parque, eles ir�o cumprir", disse Tayfun Kahraman, integrante do grupo de protesto, a jornalistas ap�s a reuni�o.

Ainda na quinta-feira � noite, Erdogan --acusado por seus cr�ticos de ter um estilo autorit�rio-- insinuou que os centenas de manifestantes acampados no parque Gezi poderiam ser expulsos � for�a.

"Nossa paci�ncia est� no final. Estou fazendo um alerta pela �ltima vez. Digo �s m�es e pais, por favor peguem seus filhos pela m�o e os levem embora... O parque Gezi n�o pertence �s for�as ocupantes, e sim ao povo."


Manifestantes acendem velas e oram em mem�ria das v�timas dos recentes protestos contra o governo na Turquia. (Foto: Yannis Behrakis / Reuters)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir