Categoria Politica  Noticia Atualizada em 15-06-2013

Irã: resultado parcial aponta reformista com mais de 50% dos votos
O único candidato reformista moderado nas eleições presidenciais do Irã, Hassan Rohani, mantém a vantagem que lhe permitiria ser eleito no 1ºturno, quando calcula-se que já estão contabilizados cerca de 65% dos votos, segundo o Ministério do Interior.
Irã: resultado parcial aponta reformista com mais de 50% dos votos
Foto: noticias.terra.com.br

"Vinte e três milhões de cédulas foram apuradas e Rohani obteve 11,75 milhões de votos (51%)" em 38.621 centros de votação de um total de 58.764, anunciou este representante do ministério.

Na segunda posição, o conservador Mohammad Bagher Ghalibaf recebeu 3,49 milhões de votos (15%), de acordo com resultados parciais. Ex-chefe dos Guardiões da Revolução, Mohsen Rezai registrou 2,7 milhões de votos (11,68%), enquanto o atual chefe dos negociadores iranianos na questão nuclear, Said Jalili, obteve 2,59 milhões (11%). Os dois outros candidatos, o ex-chefe da diplomacia Ali Akbar Velayati e Mohammad Gharazi, receberam uma votação inexpressiva.

Caso sejam confirmados estes resultados no término da apuração, Rohani seria eleito no primeiro turno, o que representaria uma grande vitória para o candidato que conseguiu mobilizar o eleitorado de seu setor, desencantado após a forte repressão aos protestos e denúncias de fraude nas eleições de 2009.

Rohani, um clérigo pragmático que foi secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional e negociador do programa nuclear, se transformou no candidato de consenso dos reformistas após a renúncia do outro candidato desse movimento, Mohamad Reza Aref, e teve o apoio dos ex-presidentes reformistas Akbar Hashemi Rafsanjani e Mohamed Khatami.

Com informações das agências EFE e AFP

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir