Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-06-2013

Reino Unido alerta para ataques a estrangeiros no Afeganistão
"Acho que devemos esperar que ataquem as forças internacionais e cidadãos estrangeiros mais frequentemente", disse o tenente-general Nick Carter, maior patente britânica no Afeganistão, durante entrevista no final da sexta-feira.
Reino Unido alerta para ataques a estrangeiros no Afeganistão

A comunidade internacional que vive no Afeganistão, recentemente alvo de dois grandes ataques a organizações de ajuda humanitária, deve se preparar para mais violência do Talibã nos próximos meses, disse o vice-comandante das forças estrangeiras na nação.

As tropas da Força Internacional de Assistência para Segurança (Isaf, na sigla em inglês) da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estão se preparando para deixar o Afeganistão até o final do próximo ano, encerrando uma cara e cada vez mais impopular guerra lançada depois dos ataques de 11 de setembro de 2001.

"Há definitivamente uma impressão de que o Talibã tentará mostrar que ele está obrigando a retirada da comunidade internacional, e certamente a retirada da Isaf", disse Carter, que deixa o Afeganistão no próximo mês para se tornar comandante do Exército Britânico.

Soldados britânicos na primeira guerra do país contra o Afeganistão, em 1842, foram mortos em massa durante sua retirada, no que se configura na maior derrota militar do país na história.

O Afeganistão tem sofrido com a violência nas últimas semanas. Um ataque coordenado à Organização Internacional de Migração em Cabul matou pelo menos três civis e feriu quatro ativistas de ajuda humanitária. A sede da Cruz Vermelha na cidade de Jalalabad também foi alvo, o primeiro em 26 anos da organização no país.

Várias instituições estrangeiras na capital receberam mais ameaças do que o normal na última semana, disseram autoridades à Reuters, sob condição de anonimato. A violência contra organizações estrangeiras não militares, especificamente aquelas que ajudam afegãos, foi uma surpresa para a comunidade internacional. O Talibã não fez menção a esses alvos em seu anúncio anual de ofensiva, prometendo apenas iniciar uma campanha de ataques suicidas a bases militares e regiões diplomáticas.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir