Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-06-2013

Londres espiou parceiros do G20 durante cimeiras
O Governo brit�nico mandou espiar as comunica��es e os computadores das delega��es que participaram, em 2009, em duas cimeiras do G20 em Londres.
Londres espiou parceiros do G20 durante cimeiras
Foto: www.jn.pt

O "The Guardian" indicou ter tido acesso a documentos classificados que confirmam uma opera��o de "espionagem sistem�tica" realizada pela Central de Comunica��es do Governo brit�nico (GCHQ). A opera��o consistiu na interse��o das comunica��es dos pol�ticos e dos funcion�rios estrangeiros que participaram nas cimeiras do G20 (as 20 maiores economias do mundo) e na monitoriza��o dos seus computadores.

O di�rio referiu que os documentos confidenciais foram entregues por Edward Snowden, o inform�tico de 29 anos, atualmente refugiado em Hong Kong, que denunciou recentemente os programas de vigil�ncia da Ag�ncia Nacional de Seguran�a dos Estados Unidos (NSA, em ingl�s) e que abalou a credibilidade da administra��o norte-americana.

O objetivo da opera��o, ocorrida em 2009 em Londres, era conhecer com anteced�ncia as diferentes posi��es dos pa�ses que comp�em o G20, incluindo de aliados como a �frica do Sul, segundo o The Guardian.

De acordo com o di�rio, os anfitri�es brit�nicos ter�o na altura recomendado aos membros das delega��es internacionais a utiliza��o de um conjunto de cibercaf�s, locais onde os servi�os brit�nicos conseguiam aceder �s contas de correio eletr�nico.

Em 2009, Londres acolheu duas reuni�es do G20, em abril e em setembro. As reuni�es foram ent�o organizadas pelo Governo do primeiro-ministro trabalhista Gordon Brown.

No passado dia 7 de junho, o "The Guardian" foi um dos jornais internacionais que revelou informa��es sobre os programas de vigil�ncia de servi�os de Internet e de registos telef�nicos utilizados pela NSA e pela pol�cia federal norte-americana (FBI).

Fonte: www.jn.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir